Os 10 melhores discos de 2011 segundo a Collector´s Room


Durante 45 dias, publicamos 19 listas de melhores do ano aqui na Collector´s Room, mostrando a opinião de nossos colaboradores e de alguns dos mais respeitados críticos musicais brasileiros. De Adele a Yes, ao todo foram citados nada mais nada menos que 114 discos, exemplificando a riqueza de um ano que brindou os ouvintes da música com trabalhos da mais alta qualidade.

Porém, é claro que alguns se destacaram mais que os outros. E é isso que você vai saber agora. Abaixo, você conhecerá quais foram os 10 discos mais votados em nossa eleição de melhores do ano, além de saber qual foi, na nossa opinião, o melhor álbum de 2011.

Além disso, você também pode votar durante toda essa semana em nossa enquete sobre qual foi o melhor disco do ano. Todos os álbuns que receberam mais do que um voto na nossa eleição estão disponíveis na enquete, então participe!

Preparado? Então vamos lá – e, é claro, comente!

  1. Machine Head – Unto the Locust
  2. Mastodon – The Hunter
  3. Symphony X – Iconoclast
  4. Adele – 21
  5. Ghost – Opus Eponymous
  6. Graveyard – Hisingen Blues
  7. Tedeschi Trucks Band – Revelator
  8. Iced Earth – Dystopia
  9. Whitesnake – Forevermore
  10. Anthrax – Worship Music

Comentários

  1. Sem Th1rt3en do Megadeth, sem credibilidade.

    ResponderExcluir
  2. Bruno, 19 pessoas diferentes votaram na pesquisa, e nenhuma citou o Megadeth. Acho que tem um problema aí ...

    ResponderExcluir
  3. No caso, um problema no fato de os fãs do Megadeth não perceberem duas coisas: a primeira, que o disco é apenas mediano; e a segunda, que muita coisa muito melhor do que Mustaine vem produzindo atualmente foi lançada em 2011.

    Abraço, e obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  4. Achei o "Th1rt3en" um bom disco até, extremamente superior ao "Worship Music", por exemplo, esse sim totalmente superestimado e que vem aparecendo em várias listas. Mas é fato que esse disco do Megadeth não chega nem perto de "Unto The Locust", "The Hunter" e "In Waves", e isso só falando de metal.

    Ah, e quanto as listas, um que faltou foi o "Suck It And See", do Arctic Monkeys, que é um baita discão e surpreendentemente ninguém citou.

    ResponderExcluir
  5. O fato de tantos discos específicos serem citados, incensados e repetidos exaustivamente em várias listas quer dizer muitas e muitas coisas - e não exatamente coisas que valham a pena. E a ausência de certas obras também pede uma boa reflexão. Mas o que realmente acho bem complexo é alguém achar que aquele crítico, ou jornalista, ou blogueiro, ou músico que fez aquela determinada lista dos melhores do ano é um Deus Intocável porquê ele citou os álbuns que 'você' elegeu como os melhores ou um Idiota de Merda porquê ele não colocou aqueles 05 álbuns que só 'você' acha que entendeu. É um fato irreversível - a crítica (e as listas como uma extensão básica do 'fazer' crítico) é a verdadeira fogueira do contraste musical. E esse embate pode ser excelente, quando existe respeito, argumento e inteligência, pontos que, infelizmente, estão se tornando bem raros.
    Me sinto a vontade para escrever esta observação aqui, Ricardo, mas ela bem ampla e não direcionada ao Collectors Room. Espero que, como bom escriba que você é, entenda minha insatisfação e abordagem.

    ResponderExcluir
  6. Pra falar a verdade senti falta do Lulu nas listas .... achei o disco demais...apesar da característica ame ou deixe-o do disco ... pensei que mais alguém iria gostar muito do disco.... mas ele só esta aparecendo na lista de piores...

    ResponderExcluir
  7. Cheguei a ouvir alguns álbuns da lista, outros ainda não, mesmo que tenha gostado de algumas coisas, no geral está recheada de bandas que fazem uns sons que não me agradam muito, mas nem por isso vou dizer que é uma lista ruim, afinal listas são apenas listas, baseada no gosto pessoal. Ainda que essa seja fruto de uma junção dos votos de 19 pessoas.
    Bom, sinto falta nessas listas de algum álbum de Progressivo, em 2011 houveram vários exemplos de álbuns de destaque, talvez em falta esteja é esse estilo nos aparelhos de som do pessoal que fizeram as listas aqui..rsrs
    Por exemplo: Phideaux lançou um disco com o nome de Snowtorch que pegou uma gama de influencias e as jogou em um único álbum de forma perfeita, nota-se um pouco da música de grupos como Van der Graaf Generator, Pink Floyd, Genesis e ELP distribuídas muita bem, alem de instrumentais longas, complexas e audaciosas no melhor exemplo de como um progressivo sinfônico tem que ser. O vocal é bastante emotivo, como já é da característica do grupo, enfim, figurava fácil em uma lista minha...;)

    ResponderExcluir
  8. Ruico, não entendi totalmente o seu comentário. Sempre respeitei a opinião alheia aqui no blog. Se é por causa do cara que reclamou da ausência do Megadeth, apenas respondi o comentário, e acho que de forma educada.

    As pessoas que convidei para enviarem as suas listas de melhores do ano são aqueles que colaboram com o blog e pessoas que admiro. Alguns deles tem opiniões polêmicas, outros são admirados, uns ninguém sabe quem são, mas, porém, as suas opiniões sempre são levadas muito em conta por mim por admirar muito o trabalho dessas pessoas.

    Se quiser ser mais específico no que está pensando, por favor faça isso, porque daí fica mais fácil eu entender o seu ponto de vista.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei do Lulu, Fábio, mas, apesar de ser um bom disco, ele está bem abaixo de inúmeros melhores lançamentos que chegaram às lojas em 2011.

    ResponderExcluir
  10. Laís, eu nunca fui um grande fã de progressivo, e realmente não ouço o estilo, portanto isso explica a ausência de discos do gênero em minha lista. Porém, a lista do Bento Araújo, da poeira Zine, tem dicas de discos de bons discos de prog lançados em 2011.

    Obrigado pelo comentário.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Realmente pode ser verdade no caso do Lulu.... mas tudo depende do gosto pessoal mesmo.. em relação a listas... o que eu mais gosto é quando vejo uma que eu não conheço nada ou quase nada... parece que um novo universo sonoro se abre sempre que isso acontece...

    ResponderExcluir
  12. Pois é Ricardo, eu cheguei a ver a lista do Bento e inclusive comentei sobre o álbum listado por ele.

    ResponderExcluir
  13. Para mim, as listas funcionam como um guia de novos sons também. Se eu confio em quem escreve, vou atrás dos discos na hora. Por isso gosto tanto das listas do Bento.

    ResponderExcluir
  14. Essa série de postagens "Os melhores de 2011 por..." foi ótima! Um excelente norteador para fazer uma retrospectiva musical do ano e buscar muita coisa que passou batida, afinal é impossível uma pessoa só ter conhecido tudo. Em contrapartida, tendo diversas opiniões, é possível fazer um apanhado.

    Muita coisa que estou escutando nesses últimos dias veio dessas listas e só tenho a agradecer. Quanta coisa boa!

    ResponderExcluir
  15. Ricardo, sempre leio o site e quando você começou a postar as listas da collector's eu me empolguei, e busquei várias listas além das suas pela web, achei um total de 42 listas de top 10 ou top 20 do ano de 2011. Neste universo foram citadas 238 álbuns diferentes e os 20 mais votados na ordem, foram:
    1 Machine Head – Unto the Locust
    2 Anthrax - Worship Music
    3 Mastodon – The Hunter
    4 Whitesnake - Forevermore
    5 Foo Fighters – Wasting Light
    6 Chickenfoot - III
    7 Ghost – Opus Eponymous
    8 Megadeth - Th1rt3en
    9 Iced Earth - Dystopia
    10 Black Country Communion - 2
    11 Adele – 21
    12 Alice Cooper - Welcome 2 My Nightmare 
    13 Opeth – Heritage
    14 Symphony X - Iconoclast
    15 Dream Theater - A Dramatic Turn of Events
    16 Yes - Fly from Here
    17 Beady Eye - Different Gear, Still Speeding
    18 Tedeschi Trucks Band – Revelator
    19 Rival Sons – Pressure & Time
    20 Graveyard – Hisingen Blues

    Obs: Procurei em sites de Rock e Heavy metal.
    Notei que em universo maior, o Megadeth foi mais bem votado.
    Abraço

    ResponderExcluir
  16. Fábio, obrigado pelo levantamento e pela lista.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  17. PRIMEIRAMENTE PARABÉNS PELO BLOG RICARDO, ESTOU PARANDO DE SER UM RADICAL DEPOIS DE COMEÇAR A LER SEUS TEXTOS E SEGUNDO, MEUS 2 MELHORES CDS DO ANO ESTÃO EM PRIMEIRO E SEGUNDO RESPECTIVAMENTE, COM TODO O RESPEITO AOS DEMAIS O RESTO É RESTO rsrsrrsr.. Parabéns de novo e que 2012 seja repleto de boas músicas como foi nesse ano.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.