Álbum do Dream Theater eleito o melhor disco de rock progressivo

A revista norte-americana Rolling Stone publicou uma enquete em seu site durante as últimas semanas perguntando qual seria o melhor disco de rock progressivo da história. O vencedor foi o clássico Scenes From a Memory, o melhor trabalho do Dream Theater, lançado originalmente em 26 de outubro de 1999.


Ao publicar o resultado, a Rolling Stone criticou a banda por ter publicado a enquete em seu site oficial, o que teria desiquilibrado o resultado final. Além disso, ironizou o fato de o grupo estar lado a lado com nomes considerados muito mais importantes e influentes, segundo a publicação. O site da Classic Rock fala mais sobre o assunto - clique aqui para ler


Particularmente, considero Scenes From a Memory excelente, uma espécie de The Wall da década de 1990. É o meu álbum preferido do Dream Theater, disparado.


Confira abaixo o resultado final da enquete com os leitores da Rolling Stone sobre o melhor álbum de rock progressivo de todos os tempos;


1. Dream Theater: Metropolos Part 2: Scenes From a Memory (1999)
2. Rush: 2112 (1976)
3. Yes: Close to the Edge (1972)
4. Pink Floyd: The Dark Side of the Moon (1973)
5. Genesis: The Lamb Lies Down on Broadway (1974)
6. King Crimson: In the Court of the Crimson King (1969)
7. Genesis: Selling England by the Pound (1973)
8. Rush: Hemispheres (1978)
9. King Crimson: Red (1974)
10. Rush: Moving Pictures (1981)

Comentários

  1. Absurdo!!! Os adolescentes que votam são os mesmos que escutam Korn, evanescence,Limp Biskit em casa, o disco não é ruim, tem uma história interessante,mas não devia nem ter entrado na lista. Crianças deixem os assuntos importantes pra quem conhece. Essas enquetes aparecem só pra piorar minha azia.

    ResponderExcluir
  2. Só fica abaixo do 2112 e do Dark Side, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  3. Não sou fã deste album prefiro I&W e Wake.Agora "Crianças deixem os assuntos importantes pra quem conhece" Foi demais né ? Quem conhece meu caro ? Ou o quê é conhecer?

    ResponderExcluir
  4. Sou contra essas enquetes, mas se elas acontecem acho errado a revista criticar a banda por pedir a seus fãs pra votarem nela.
    Acho disco uma obra-prima e não deve nada a grandes discos do Yes, Pink Floyd, Rush e outros.
    Com certeza a votação foi afetada pela imensa votação dos fãs do DT, mas e daí?
    Alguém realmente acha que o Metropolis é melhor que Close to the edge ou 2112? Não sei qual é o melhor, amo os três.
    O que importa é que é uma tremenda lista e quem quer conhecer o Rock Progressivo deveria começar por aí.

    ResponderExcluir
  5. Ótima lista, mas concordo com Guimara.As enquetes são feitas e votada por fãs, e por ser mais "atual", o Dream Theater no momento é mais consumido do que Pink Floyd, Rush ou King Crimson. Considero o Images o melhor album de Metal Progressivo, mas de Progressivo Clássico ou Rock Prog em geral na minha opinião é o Dark Side of the Moon considero uma obra prima.

    ResponderExcluir
  6. Enquetes como essa, e como as que fazemos aqui no blog toda a semana, são o ponto de partida para uma discussão e para conhecer discos que por ventura tenham passado batido pela nossa frente. Quem leva a sério, como a ferro a fogo, o resultado de pesquisas deste tipo, merece tratamento.

    ResponderExcluir
  7. Verdade. E pior é saber que tem muuuuuuuuita gente no mundão levando à sério muuuuuuita coisa boba. Na "Prog Archives" o Scenes tem somente a 46ª posição, 4 abaixo do Images. Independente da classificação, é um álbum que eu gosto muito e que merece destaque, mas foi ápos ele que muuuuuuito fã bobo apareceu e começou a idolatrar a banda. Na minha opinião, após o Scenes o DT caiu muito de produção (Principalmente o LaBrie), no entanto os fãs permeneceram e mantêm a banda em evidência (Mesmo que ajudando em enquetes publicadas no site oficial da banda, hehe). Abraço Ricardo!

    ResponderExcluir
  8. É extremamente equivocado afirmar que o DT caiu de produção após o album "Metropolis Pt 2", pois 3 anos depois a banda estaria lançando a sua obra mais densa e bem trabalhada, o "Six Degrees of Inner Turbulence" que sem dúvida alguma representa o pico da sua atividade criativa. O disco conta com canções excelentissimamente bem elaboradas, alternando de maneira magnifica momentos líricos com momentos mais pesados. Um álbum complexo e que considero que dificilmente será superado ou encontrará paralelo nas futuras produções da banda.

    ResponderExcluir
  9. Onde está o primeiro album da banda Asia, que leva o nome da banda? Pra mim um dos melhores albuns da historia

    ResponderExcluir
  10. Esse álbum eleito do DT foi o que me fez gostar de progressivo. É um álbum magnífico, que está sim entre os melhores do cenário progressivo, embora seja muito complicado mencionar um número um, uma lista de melhores sem classificação é mais viável.

    Com relação à carreira do DT, de forma alguma ela caiu após Scenes, acha vista as obras-primas Octavarium e Six Degrees of Inner Turbulence.

    Mas o meu preferido continua a ser o Scenes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.