Kadavar: crítica de Abra Kadavar (2013)

A simpatia ao som empoeirado, que faz a ponte sem escalas entre a década de 1970 e os dias atuais, é inerente à maioria dos fãs de hard rock. E, convenhamos, não poderia ser diferente, afinal o auge do gênero se deu naquela época. Ao resgatar essa estética sonora, as bandas que se aventuram por esse caminho apelam também para a memória afetiva, para o subconsciente do ouvinte, pinçando com destreza os principais elementos que fizeram história há quatro décadas atrás e os reembalando em novos sons.

Porém, o saudosismo puro e simples não tem força para se sustentar sozinho. Uma banda que apenas recicla ideias de terceiros não tem como ficar em pé. E é justamente esse aspecto que separa o joio do trigo quando analisamos o gênero. Se de um lado temos bandas diferenciadas como Graveyard e Rival Sons, que estão construindo carreiras próprias partindo de sonoridades clássicas para encontrar o seu próprio caminho, no outro extremo assistimos a um enxame de grupos que não trazem nada de novo e ficam apenas dando voltas ao redor do rabo - dos outros, e não dos seus.

O trio alemão Kadavar é um caso interessante. Formado em 2010 em Berlim, o grupo chamou a atenção com o seu disco de estreia, batizado apenas com o nome da banda e lançado em 2012. Nele, havia um hard rock turbinado com bem sacadas influências de krautrock, tudo embalado em uma sonoridade crua que beirava o tosco. Cortante e direto, o disco cativou fãs mundo afora e chamou a atenção de muita gente. O resultado é que o Kadavar retorna em 2013 com o seu segundo álbum, agora lançado pela gigante Nuclear Blast, o que deve garantir ainda mais evidência para o grupo.

De cara, chama a atenção o som mais claro e cristalino, jogando para baixo do tapete a sujeira predominante do primeiro disco. Além disso, houve um acréscimo de velocidade em relação à estreia. Em 2012, as músicas do Kadavar eram arrastadas, sem pressa. Agora, vêm com andamentos mais rápidos em sua maioria. De modo geral, tem-se a impressão de estar ouvindo um Black Sabbath entupido de energéticos - e isso não é necessariamente um elogio. A sensação geral é que as coisas soam meio atropeladas, urgentes demais, sem dar tempo para que o que parece que vai acontecer, efetivamente, aconteça. Essa escolha faz com que as sutilezas, os detalhes, o algo mais, se perca pelo caminho.

De modo geral, o tracklist é fraco e inconsistente. A abertura, com “Come Back Life”, tem o seu melhor momento em um trecho que lembra “Take Me Out”, do Franz Ferdinand. “Abra Kadabra” é uma jam sem sentido e totalmente dispensável. Falta inspiração, tesão, faísca, combustão. No entanto, uma banda não perde totalmente o seu poder de um ano para o outro, e o Kadavar consegue acertar a mão em alguns momentos de Abra Kadavar. O principal deles é “Doomsday Machine”, uma senhora faixa que deixa claro o que esse segundo disco do trio poderia ter sido, mas não foi. “Dust” também agrada bastante com suas melodias, assim como a pra lá de lisérgica “Rhythm for Endless Mind”.

No entanto, de modo geral Abra Kadavar é um álbum decepcionante. Esperava algo bem mais convincente do Kadavar após o bom primeiro disco, e isso não aconteceu aqui, o que é uma pena. As composições são repetitivas, muitas vezes sem brilho, o que puxa o disco para baixo. Vamos aguardar o terceiro álbum desses alemães para enfim saber se eles fazem parte do trigo (como se imaginava) ou se não passam de mero joio.

Nota 6

 

Faixas:
1 Come Back Life
2 Doomsday Machine
3 Eye of the Storm
4 Black Snake
5 Dust
6 Fire
7 Liquid Dream
8 Rhythm for Endless Minds
9 Abra Kadavar
10 The Man I Shot


Por Ricardo Seelig

Comentários

  1. O Rival Sons consegue resgatar bem a sonoridade setentista com méritos e coloca sua personalidade no som, banda fantástica!

    Entretanto existe muitas bandas que estão surfando nessa onda mas apenas no embalo, sem criatividade alguma. Não é isso que eu espero das bandas dos 10's para frente.

    Para mim sons como o The Mercy House representam mais o futuro do que tentar voltar aos anos 70!

    ResponderExcluir
  2. Mas o disco não era ótimo?

    http://www.collectorsroom.com.br/2013/04/na-integra-abra-kadavar-o-segundo-e.html

    Ou escutando mais atentamente o negócio não era tão bom assim?


    Bom, ainda não escutei, mas como não sou tão adepto da evolução para este tipo de banda, acho que vou aprovar o resultado.

    ResponderExcluir
  3. Discasso, um dos meus favoritos até agora no ano.

    ResponderExcluir
  4. Como bom leitor assiduo da collectors, tomei coragem para escrever pela primeira vez . Estava esperando ansioso pelo review do Seelig neste disco, achando que ele ia dar uma nota 9 para cima. Particularmente eu tenho ouvido bastante , gostei muito desse album , especialmente do baixo . Eh um dos meus favoritos nesse ano de 2013. E achei que o Seelig ia dar uma nota bem mais alta para ele, pois para mim ele esta quase perfeito . Mas semopre eh bom poder ler uma review bem escrita , lendo aprendo a ouvir melhor :)

    Engracado como o novo do Kadavar e do Witchcraft, eu gostei mais dos ultimos , e jah no caso do Ghost e do Graveyard nao. Sao discos que escutei algumas vezes mas nao me deram aquele estalo, aquela faisca pra jah comecar a ouvir denovo.

    ResponderExcluir
  5. Eu tive a mesma impressão, Ricardo. Achei inclusive que, em alguns momentos, eles querem soar como o Grand Funk Railroad. É um bom disco, mas fica enjoativo ao longo da audição.

    Mesmo assim, é uma boa pedida.

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei, mas achei inferior ao EP de estréia da banda. Acho que curti mais o disco do que o autor da crítica do CD.

    ResponderExcluir
  7. Esses levam o revival dos anos 70 às últimas consequências!!! Se não fosse pelo "(2013)" no título, teria certeza que se tratava de uma banda obscura setentista. Conferirei.

    ResponderExcluir
  8. Gostei do disco, mediano (7) e no geral é agradável de se ouvir.

    Ricardo,pretende fazer a crítica do "Mind Control" do Uncle Acid & the Deadbeats?

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda nem cheguei à última música do disco, porque as faixas (quase todas) são sem brilho e muito parecidas.

    Antes de baixar o álbum, a primeira música que havia escutado era "Doomsday Machine". Essa música é maravilhosa e por ela eu fui enganado, achando que ouviria um dos melhores discos do ano.

    Só não contava que a opinião do editor fosse ser parecida com a minha, por conta da postagem que o Diego Camargo lembrou! rs

    ResponderExcluir
  10. Também fui enganado pelo single, Patrick

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.