O Rock in Rio em números: quais são os gêneros musicais que predominam na história do festival?

O Rock in Rio 2013 teve início na última sexta-feira. E, com ele, iniciaram também as reclamações de que o evento é tudo, menos um festival de rock. Mas será que é isso mesmo ou as reclamações são motivadas mais por saudosismo do que por fatos concretos?

Para responder essa pergunta, pesquisamos todas as atrações das cinco edições do festival já realizadas no Brasil - 1985, 1991, 2001, 2011 e 2013 - e colocamos os números na roda. Você vai se surpreender com o resultado ...

A primeira edição, realizada em 1985 e citada como exemplo pelos reclamões como a que mais teve rock, é, na verdade, a que menos contou, em termos percentuais, com atrações do estilo: apenas 20%. O tão amado heavy metal, então, teve performance ainda menor: apenas duas atrações, Iron Maiden e Ozzy Osbourne, se enquadravam no gênero. O que predominou naquele ano foi o pop (36), a MPB (30%), o rock (20%), o heavy metal e o jazz (ambos com 7%).

Em 1991, na segunda edição, também citada com referência por quem fala que “o Rock in Rio já foi um festival de rock, coisa que não é hoje em dia” muito por causa da histórica apresentação do Guns N’ Roses - que tocou no evento semanas antes de lançar os dois volumes de Use Your Illusion -, também não é tudo isso quando olhamos os números. O gênero que predominou em 1991 foi o pop, com 56% das atrações - aliás, o maior percentual da história do festival. Na sequência vem o rock (21%), a MPB (13%) e o heavy metal (10%).

Em 2001, ano do antológico show de retorno da formação clássica do Iron Maiden, o rock finalmente predominou no festival, com 37% das atrações, seguido do pop (35%), da MPB (16%) e do metal (12%).

Na edição de 2011 o gênero musical predominante foi novamente o pop, com 49% das atrações. Em seguida tivemos a MPB (19%), o rock (18%), o metal (12%), a world music (3%) e o jazz (2%).

E, fechando, chegamos a tão contestada edição de 2013, que novamente tem o pop como gênero dominante (37%), seguido pelo rock (23%), heavy metal (19%, maior percentual da história do festival), MPB (19%) e jazz e world music (ambos com 1%).



Abaixo, os percentuais de cada gênero em todas as edições do Rock in Rio e a lista com todas as atrações, separadas por gênero, de cada edição do evento:

Rock:
2001 - 37%
2013 - 23%
1991 - 21%
1985 - 20%
2011 - 18%

Heavy Metal:
2013 - 19%
2011 - 12%
2001 - 12%
1991 - 10%
1985 - 7%

MPB:
1985 - 30%
2013 - 19%
2011 - 19%
2001 - 16%
1991 - 13%

Jazz:
1985 - 7%
2011 - 2%
2013 - 1%

Pop:
1991 - 56%
2011 - 49%
2013 - 37%
1985 - 36%
2001 - 35%

World Music:
2011 - 3%
2013 - 1%

1985

Rock: Queen, Whitesnake, AC/DC, Scorpions, Barão Vermelho e Yes

Heavy Metal: Iron Maiden e Ozzy Osbourne

MPB: Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Erasmo Carlos, Ney Matogrosso, Gilberto Gil, Elba Ramalho, Ivan Lins, Alceu Valença e Moraes Moreira

Jazz: George Benson e Al Jarreau

Pop: James Taylor, Rod Stewart, Nina Hagen, The Go-Go’s, Blitz, Lulu Santos, Os Paralamas do Sucesso, Eduardo Susek, Kid Abelha, Rita Lee e The B-52’s

1991

Pop: Prince, Joe Cocker, Colin Hay, INXS, Supla, Hanoi Hanoi, New Kids on the Block, Roupa Nova, Inimigos do Rei, George Michael, Deee-Lite, Ed Motta, A-ha, Happy Mondays, Paulo Ricardo, Debbie Gibson, Information Society, Capital Inicial, Nenhum de Nós, Lisa Stansfield, Léo Jaime, Jimmy Cliff e Run DMC

Rock: Billy Idol, Santana, Engenheiros do Hawaii, Vid & Sangue Azul, Guns N’ Roses, Faith No More, Titãs, Lobão e Serguei

Heavy Metal: Judas Priest, Queensrÿche, Megadeth e Sepultura

MPB: Alceu Valença, Laura Finocchiaro, Elba Ramalho, Moraes Moreira e Pepeu Gomes

2001

Pop: Sting, James Taylor, Beck, Fernanda Abreu, Pato Fu, ‘N Sync, Britney Spears, 5ive, Sandy & Júnior, Aaron Carter, Sheryl Crow, Dave Matthews Band, Kid Abelha, Capital Inicial e Pavilhão 9

MPB: Daniela Mercury, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Moraes Moreira, Elba Ramalho e Zé Ramalho -

Rock: R.E.M., Foo Fighters, Barão Vermelho, Cássia Eller, Guns N’ Roses, Oasis, Ira!, Ultraje a Rigor, Queens of the Stone Age, Sheik Tosado, Neil Young, Engenheiros do Hawaii, Red Hot Chili Peppers, Silverchair, O Surto e Diesel

Heavy Metal: Papa Roach, Iron Maiden, Rob Halford, Sepultura e Deftones

2011

Pop: Rihanna, Elton John, Katy Perry, Os Paralamas do Sucesso, Rui Veloso, The Asteroids Galaxy Tour, Capital Inicial, Marcelo Yuka, Cibelle, Karina Buhr, Amora Pêra, Tulipa Ruiz, Nação Zumbi, BNegão, Tarja Turunen, Stevie Wonder, Jamiroquai, Kesha, Janelle Monáe, Afrika Bambaataa, Paula Lima, Joss Stone, Shakira, Lenny Kravitz, Jota Quest, Marcelo D2, Buraka Som Sistema, Mixhell, Céu, Cidade Negra, Coldplay, Maroon 5, Maná, Skank, Frejat, Tiê, Jorge Drexler, Arnaldo Antunes, The Monomes, David Fonseca, Marcelo Camelo, The Growlers, Emicida e Snow Patrol

MPB: Claudia Leitte, Milton Nascimento, Maria Gadu, Mariana Aydar, Bebel Gilberto, Sandra de Sá, Milton Nascimento, Marcelo Jeneci, Curumin, Baile do Simonal, Diogo Nogueira, Ivete Sangalo, Martinho da Vila, Monobloco, Pepeu Gomes, Zeca Baleiro, Erasmo Carlos e Tom Zé

Rock: Titãs, Móveis Colonais de Acaju, Ed Motta & Andreas Kisser, The Gift, Red Hot Chili Peppers, Stone Sour, NX Zero, Mike Patton/Mondo Cane, Matanza, Cidadão Instigado, Júpiter Maçã, Guns N’ Roses, Evanescence, Detonautas Roque Clube, Pitty, Os Mutantes e Xutos & Pontapés

World Music: Orkestra Rumpilezz, Les Tambours du Bronx e Macaco

Jazz: Esperanza Spalding e João Donato

Heavy Metal: Metallica, Motörhead, Slipknot, Coheed and Cambria, Gloria, Korzus, The Punk Metal Allstars, Angra, Sepultura e System of a Down

2013

Pop: Beyoncé, David Guetta, Angélique Kidjo, Selah Sue, Jesuton, Flávio Renegado, Orelha Negra, Florence + The Machine, Capital Inicial, BNegão, Justin Timberlake, Alicia Keys, Jessie J, Jota Quest, Kimbra, Nando Reis, Aurea, The Black Samba, Matchbox Twenty, Frejat, Ben Harper + Charlie Musselwhite, Grace Potter and the Nocturnals, Donavon Frankenreiter, Mallu Magalhães, John Mayer, Phillip Phillips, Skank, Fernanda Abreu e Lorenzo Jovanotti

MPB: Ivete Sangalo, Maria Rita, Zeca Baleiro, Zélia Duncan, Ivan Lins, Olodum, Afroreggae, Lenine, Ivo Meirelles, Elba Ramalho, Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Roberta Sá, Orquestra Imperial e Zé Ramalho

Rock: Living Colour, Vintage Trouble, Muse, 30 Seconds to Mars, The Offspring, Detonautas Roque Clube, Marky Ramone, Autoramas, Alice in Chains, República, Dr. Sin, Sebastian Bach, Bon Jovi, Nickelback, The Gift, Bruce Springsteen, Gogol Bordello e Kiara Rocks

Jazz: George Benson

Heavy Metal: Metallica, Ghost, Sepultura, Rob Zombie, Roy Z, Almah, Hibria, Iron Maiden, Avenged Sevenfold, Slayer, Helloween, Destruction, Krisiun, Andre Matos e Viper

World Music: Les Tambours du Bronx

Ou seja, a edição com mais rock foi a de 2001, seguida pela de 2013, enquanto que, falando de heavy metal, as contestadas duas últimas edições foram as que apresentaram o maior número de atrações. E mais: se somarmos o rock e o heavy metal, gêneros irmãos, as coisas ficam melhor ainda: 42% em 2013, 30% em 2011, 49% em 2001, 31% em 1991 e 27% em 1985 - essa última, a edição mais "rockeira", segundo os experts que povoam redes sociais e alguns sites por aí.


Moral da história: antes de reclamar, uma pesquisa rápida sempre vai bem.

Por Ricardo Seelig

Comentários

  1. Ok. A pesquisa é super válida...
    Mas tem bandas de rock brasileiro listadas no Pop, enquanto NXzero tá no rock...

    ResponderExcluir
  2. Hum... Acho que o conceito de vocês sobre pop está muito errado. Paralamas do sucesso, capital inicial, são bandas de rock, e falar que tarja turunem é pop? lol

    ResponderExcluir
  3. Mandar um abraço ao autor por ter me lembrado desse SHOW HISTÓRICO do Diesel no Rock in Rio! ♥

    ResponderExcluir
  4. Então metade do rock nacional dos anos 80 é pop e eu não sabia O_o

    Não acho justo colocar sandy e junior, britney spears no mesmo patamar de nenhum de nós, capital inicial e paralamas.

    Existe um sério problema de categorizarão das bandas. mas nem tudo são pedras... Ao menos nunca vi uma dupla sertaneja num festival destes :-)

    ResponderExcluir
  5. O lamentável de tudo é que a MPB morreu e, mesmo hoje, os artistas são um zero à esquerda sem apresentar nada de novo e toda edição com inúmeros tributos INÚTEIS.

    É algo contraditório: MPB como um gênero que sempre tira onda de cult, altivo, elevado e de pessoas artísticas e "instruídas" .... e desdenhado os outros como acéfalos e americanizados. Mas na hora do vamos ver ... só fazem mais do mesmo.... como se estivessem em 1985 até hoje. No RIR, a MPB parece mais a seção cover do Brasil passado ... de originalidade não tem nada. Cadê o Wado? Cícero? Silva? Tulipa Ruiz? E outros caras que realmente são MPB de verdade pobre e fudida de hoje em dia que tentam avançar o gênero e não são reconhecidos por isso.

    ResponderExcluir
  6. Tudo bem o tributo ao Cazuza ...acho legal a homenagem .... mas 1 por evento.... a do Raul Seixas foi tosqueira total.

    Incrível como o Ivan Lins é contratado pro evento e o Silva ... nem tchum!

    Cara, nem quem curte Ivan Lins escuta mais ele depois de terminado os anos 90. É um cara puta histórico e importante, inteligente, foda mesmo. Mas ... eu acho que existe um preciosismo com a MPB em chamar só os dinossauros e não chamar os novos artistas. Cabide de emprego mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Pode haver uma divergência de classificação como alguns já comentaram, mas no geral é isso mesmo. como o povo gosta de um mimimi hein!!!!

    ResponderExcluir
  8. Nada contra se o nome do evento fosse "SALAD IN RIO".

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente com vc, Yo. E achei bacana o levantamento do post, por mais que existam divergências quanto às classificações de gênero. Como disse o Fernando Bueno, é muito mimimi...

    ResponderExcluir
  10. concordo com o eriberto nunes. salad in rio, geral in rio, globalização in rio, tudo junto e misturado in rio, ecleticos in rio. todos esses poderiam nomear o rock in rio daqui pra frente.

    ResponderExcluir
  11. Muito bom.
    Só trocaria algumas bandas aos estilos citados.

    Ghost: Rock (De Heavy Metal eles já não tem mais nada)
    Alice in Chains: Metal (eles sempre puxaram mais pro Metal do que pro Alternative Rock)

    ResponderExcluir
  12. Cara,tem MUITA coisa que vc falou q é pop mas é MPB,algumas coisas que vc falou que é Pop mas é rock e algumas coisas q são de outros estilos...

    ResponderExcluir
  13. Boa matéria, apesar de algumas já mencionadas divergências de classificação dos estilos musicais.

    ResponderExcluir
  14. Ok, olha os pops que tocavam antes, e olha os lixos de hoje... não generalizando, mas é mais ou menos isso hahahaha billy idol, sting, a-ha, rod stewart, jimmy cliff / kesha, rihanna, beyounce katy perry... ta de brincadeira

    ResponderExcluir
  15. Como sempre, ROCK in rio, é mais artistas pop's do que Rock....

    ResponderExcluir
  16. As correções que vocês acham que deveriam ser feitas na categorização de alguns artistas podem ser apontadas aqui nos comentários.

    ResponderExcluir
  17. Mas há controvérsias, afinal o autor do texto cita como bandas/artistas pop Capital Inicial, Nenhum de Nós, Supla, Inimigos do Rei, Paralamas, Lulu Santos, Pato Fú, Dave Matthews Band, Coldplay, Maroon 5, e acredito que possamos considerar INXS, Joe Cocker e Colin Hay como artistas do mundo rock, enfim, não sei se alteraria o percentual, mas no meu ponto de vista, algumas bandas como as citadas, principalmente as brasileiras, que são bandas de rock nacional.

    ResponderExcluir
  18. Acho que as misturas de gêneros musicais são validas , mas o nome do festival digamos assim , não é o mais adequado '' rock in rio '' convenhamos pelo nome era pra ser o foco do festival centrado no ''rock'' , é clichê falar isso mas de rock tem pouco o festival , que mudassem o nome então e misturem a vontade os gêneros.

    A Iniciativa na minha Opinião é valida.

    ResponderExcluir
  19. Rock in Rio é uma marca consolidade, não há porque mudar agora.

    ResponderExcluir
  20. Não há porque mudar o nome a essa altura do campeonato.

    ResponderExcluir
  21. Sobre bandas de rock BR, Paralamas, por exemplo, é tudo, menos rock, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  22. E se mudasse esse levantamento para gêneros de shows, ao invés de artistas...

    Porque por exemplo, em 85, teve duas noites com Queen, duas com Ozzy, duas com ACDC, duas Whitesnake...

    A intensidade do ROCK em sí era muito mais evidente naquela época...
    Até as atrações "pop", nem eram tão pops assim... nem da pra comparar YES com Beyonce...

    ResponderExcluir
  23. Sim, não dá pra comparar Yes com Beyoncé, por um motivo bem simples: a banda não tem nada de pop, é um dos pilares do rock progressivo.

    ResponderExcluir
  24. Não concordo com as classificações. E outra: vocês estão considerando a Rock Street? Na minha opinião, os festivais mais recentes têm mais rock e eletrônico que os anteriores (alguns nem tiveram, claro), pois existe a rock street e a tenda eletrônica. Acho que para fazer pesquisas com percentuais, TODAS as atrações deveriam ser consideradas.
    Finalizando, acho que o metal tem que estar somado ao rock sim, como vocês fizeram no final.

    ResponderExcluir
  25. Para ter um valor de comparação mais factível, algumas sugestões:

    A listagem dos gêneros musicais pela fonte oficial (site do evento) e de sites como wikipedia em inglês e outras fontes deste tipo de informação (que tenham um mínimo de credibilidade).

    Comparar atrações do palco principal com atrações do palco principal e também cruzar com palcos secundários/alternativos.

    Existe um recurso novo chamado tabela e outro mais novo ainda chamado gráfico que podem ajudar muito a mostrar as correlações entre os eventos.

    Feito isto tu vai ter praticamente um artigo científico sobre rock in rio :-)

    ResponderExcluir
  26. Considerando o que consegui perceber como critério para colocar no Pop ou no Rock os artistas que trafegam entre esses dois lados, eu discordo realmente de: Capital Inicial (Pop); 30 Seconds to Mars (Rock). Inverteria as situações (Capital Inicial - Rock; 30 Seconds to Mars - Pop), baseado especialmente no que penso sobre o tipo de espetáculo de cada uma das bandas em questão.

    Somente esse porém.

    ResponderExcluir
  27. AC/DC dá para chamar de Heavy Metal, principalmente ao vivo, porque o show é uma paulada tal qual Iron Maiden e Metallica. Mas o resto tá ok.

    ResponderExcluir
  28. Se somarmos as bandas de pop/rock (p. ex. Paralamas, Capital Inicial, Coldplay e várias outras – classificadas na matéria como pop) às bandas de rock e metal, englobando-as no gênero “rock”, teremos uma nítida predominância do rock na quantidade total de atrações nos cinco eventos.

    ResponderExcluir
  29. Capital Inicial rock e AC/DC heavy metal, coisas que eu nunca consegui entender.

    Mas não adianta "espenear", o Rock In Rio é isso aí. Tem dia para todo mundo ir e ficar feliz, e para os fãs de metal tem mais metal que muito festival do estilo por aí...

    Eu se fosse dar um pitaco gostaria de um dia dedicado ao Rock'n'roll mais clássico ZZ Top, Black Crowes, AC/DC e um Rival Sons, Graveyard, bandas mais novas do estilo e no palco menor quem sabe artistas de blues.



    ResponderExcluir
  30. Paralamas, Capital Inicial, D2 e RUN DMC sao pop? Amigo, reveja seu conceitos...

    ResponderExcluir
  31. Pop music (a term that originally derives from an abbreviation of "popular") is a genre of popular music which originated in its modern form in the 1950s, deriving from rock and roll.[1] The terms popular music and pop music are often used interchangeably, even though the former is a description of music which is popular (and can include any style).[1]

    As a genre, pop music is very eclectic, often borrowing elements from other styles including urban, dance, rock, Latin and country;[1] nonetheless, there are core elements which define pop. Such include generally short-to-medium length songs, written in a basic format (often the verse-chorus structure), as well as the common employment of repeated choruses, melodic tunes, and catchy hooks.[1]

    So-called "pure pop" music, such as power pop, features all these elements, using electric guitars, drums and bass for instrumentation;[1] in the case of such music, the main goal is usually that of being pleasurable to listen to, rather than having much artistic depth.[1] Pop music is generally thought of as a genre which is commercially recorded and desires to have a mass audience appeal.[1]

    ResponderExcluir
  32. David Hatch and Stephen Millward define pop music as "a body of music which is distinguishable from popular, jazz, and folk musics".[2] Although pop music is often seen as oriented towards the singles charts it is not the sum of all chart music, which has always contained songs from a variety of sources, including classical, jazz, rock, and novelty songs, while pop music as a genre is usually seen as existing and developing separately.[3] Thus "pop music" may be used to describe a distinct genre, aimed at a youth market, often characterized as a softer alternative to rock and roll.[4]

    ResponderExcluir
  33. Eu acho natural as pessoas concordarem (ou não) com as listas. Mas, galera, vamos parar de mimimi.

    Todo mundo sabe que a lista é informal de uma pessoa amante da música e o critério é de quem fez. Não gostou? Faça a sua lista e o seu critério. Opine, mas caia na real.

    Ficar aqui discutindo morte de bezerra e metodologia de classificação. Vcs estão na internet, não na academia, ok? Somos ouvintes e amantes da música. Não estudiosos da historiografia e etnografia recente da música. Acordem!

    A quem fez a lista: valeu pela info. Sacada genial fazer esse compêndio. No mais, ouvidos de mercadante pra aguentar mimimi de roqueiro cricri.

    ResponderExcluir
  34. Muito boa a intenção do autor, post bem feito, porém com erros em relação a divisão de gêneros musicais, por exemplo, bandas de rock sendo colocadas como pop.

    ResponderExcluir
  35. Divergência de classificação das bandas a parte, os discos duplos do Guns 'N' Roses, "Use Your Illusion", não foram lançados umas poucas semanas depois das apresentações no Rock In Rio - foram quase oito meses. 20/23 de janeiro a 17 de setembro.

    ResponderExcluir
  36. Cara... q pesquisa mal feita... nao sabia q o rock nacional das antigas era pop nao :( acho q se raul e legião tivessem tocado ele teria colocado como pop tb... triste fim esse

    ResponderExcluir
  37. antes de blogar, uma pesquisa rápida vai bem

    ResponderExcluir
  38. Só acho que o conceito sobre as bandas de Rock ta meio estranho... A difença é que os principais shows eram de bandas de Rock, ou que tinham um genero parecido. Hoje, pode até ter percentualmente mais bandas de rock, mas a maioria cantando nos palcos menores e não nos principais...

    ResponderExcluir
  39. Show de bola. Tapa na cara dos intuitivos saudosistas.

    No mais, proveitosa pacas a classificação de gêneros. Como conheço as bandas e os festivais, consegui desmembrar quase que "magicamente" a nebulosa diferença entre pop e rock. Adotarei.

    No mais, a única coisa que me chamou a atenção foi o Sting, que fez em 2001 especificamente um show bem voltado para o jazz.

    ResponderExcluir
  40. O problema nem é a falta de rock, mas o excesso de tosqueira tipo Claudia Leite, Ivete, Sandra Sá, Elba Ramalho, que ta bem longe da MPB de qualidade.

    ResponderExcluir
  41. Na verdade o que eu acho que acontece é que as bandas dos festivais antigas eram escolhidas mais criteriosamente que hoje. Tem muita banda ruim no 2013. Então sim, concordo com o autor que, antes de mais nada a chatisse é mais por saudosismo. Mas não deixa de ser válida.

    PS: no dia que Cláudia Leite e Ivete Sangalo forem MPB eu vou morar em outro país. na moral...

    ResponderExcluir
  42. Análise completamente parcial. Considerar Capital Inicial, Blitz, Paralamas etc como POP é risível...

    ResponderExcluir
  43. Análise completamente parcial. Considerar Capital Inicial, Blitz, Paralamas etc como POP é risível...

    ResponderExcluir
  44. Vocês consideram o termo pop depreciativo, certo? Ele não tem nada de negativo, muito pelo contrario. Beatles e Beach Boys, por exemplo, sao e sempre foram bandas pop. Informem-se.

    ResponderExcluir
  45. Afff Ricardo ....
    desencana dessa discussão...é inútil... povo fica de mimimi demais por ficar preso a rótulos ... eu pelo menos não tenho mais paciência pra isso... é música que eu gosto e que eu não gosto...e pronto ...
    Quem se importa se X ou Y é POP ou ROCK ?? vão ouvir música que vcs ganham mais !!!

    ResponderExcluir
  46. O pop de 1985 daria um rock dos bons hoje em dia.

    ResponderExcluir
  47. Desde quando Ivete Sangalo, Cláudia Leite e Martinho da Vila são cantores de MPB?

    ResponderExcluir
  48. Me desculpe, mas pelo menos é preciso mudar o nome do Festival!! Isso é uma desgraça!! Não aguento mais esse nome "Rock in Rio", sendo que não esta de encontro com o Rock mesmo. Tem gente que vai lá e nem sabe o que é rock. Por favoor!! Continuem com o Festival, todo o país deve ter um, é ótimo para econômica. Mas MUDE o nome do mesmo!!

    ResponderExcluir
  49. Acho que o mais importante é existir um grande festival de música no Brasil, de 2 em 2 anos, atraindo bons músicos e bandas. O resto é bobagem.

    ResponderExcluir
  50. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, muito bom esse comentário; "O pop de 1985 daria um rock dos bons hoje em dia."

    Comédia demais.

    ResponderExcluir
  51. Grace Potter no pop?? Sério mesmo? Vocês estão de sacanagem com a minha cara!!

    ResponderExcluir
  52. Melhor reorganizar essa lista ai, cara. Tem umas coisas altamente errada ai.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.