No ímpeto e com certa desconfiança, adquiri Iron Maiden – Biografia Ilustrada. Desconfiança, em primeiro lugar, por causa da falta do nome da autora, Renata Vilela, na capa — enquanto que o prefácio de duas páginas do "titio" Marco Antonio, da Kiss FM, tem um destaque todo especial. Em segundo lugar, convenhamos: 192 páginas é muito pouco para quase 40 anos de carreira. A abordagem, como eu previa, é apenas superficial.
Apesar das contextualizações e balõezinhos que dão ao livro uma aura de TCC, o texto de Renata Vilela é enxuto, fácil de ler e não deixa passar batido nenhum marco da trajetória do Maiden, bem como fatos que influenciaram ou tiveram influência em sua carreira. A linguagem visa o leigo no assunto e, se a promessa oculta por trás do livro for somente inserir o assunto na cabeça de alguém, a mesma é cumprida em papo de duas horas de leitura. Vale mencionar também o capricho no quesito gráfico e o preço convidativo: cerca de R$ 20 nas melhores livrarias do país.
Para o moleque de 14 anos que acabou de descobrir a banda e está fascinado, este pode ser o presente de Natal ideal. Mas para o tiozão barrigudo que conhece o grupo de outros carnavais e quer mergulhar em águas profundas, a melhor pedida é Run to the Hills, de Mick Wall, da Editora Évora.
Por Marcelo Vieira
Não entendi este livro. Diz Biografia Ilustrada e é em preto e branco. Pra mim não serve.
ResponderExcluirEncontrei o livro na Nobel uma vez e decidi não comprar, porque me pareceu não ter mais informações que a página deles na Wikipedia. Ainda vou ler uma biografia de Iron Maiden e quero que tenha mais conteúdo.
ResponderExcluirPensei em comprar em uma promoção, mas desisti. Acho que estou mais para "tiazona barriguda que conhece o grupo de outros carnavais". kkkkkk
ResponderExcluir