Crítica do livro Iron Maiden - Biografia Ilustrada, de Renata Vilela

Eu não tinha ouvido falar da Universo dos Livros até me deparar com diversas obras do selo na livraria da Rodoviária Tietê, em São Paulo. Com um catálogo que vai desde livros religiosos até romances à la Cinquenta Tons de Cinza, a editora tem apostado também em lançamentos de cunho roqueiro, como biografias de U2, Mick Jagger e Black Sabbath. Ah, e eles têm o livro do pai do Neymar.

No ímpeto e com certa desconfiança, adquiri Iron Maiden – Biografia Ilustrada. Desconfiança, em primeiro lugar, por causa da falta do nome da autora, Renata Vilela, na capa — enquanto que o prefácio de duas páginas do "titio" Marco Antonio, da Kiss FM, tem um destaque todo especial. Em segundo lugar, convenhamos: 192 páginas é muito pouco para quase 40 anos de carreira. A abordagem, como eu previa, é apenas superficial.

Apesar das contextualizações e balõezinhos que dão ao livro uma aura de TCC, o texto de Renata Vilela é enxuto, fácil de ler e não deixa passar batido nenhum marco da trajetória do Maiden, bem como fatos que influenciaram ou tiveram influência em sua carreira. A linguagem visa o leigo no assunto e, se a promessa oculta por trás do livro for somente inserir o assunto na cabeça de alguém, a mesma é cumprida em papo de duas horas de leitura. Vale mencionar também o capricho no quesito gráfico e o preço convidativo: cerca de R$ 20 nas melhores livrarias do país.

Para o moleque de 14 anos que acabou de descobrir a banda e está fascinado, este pode ser o presente de Natal ideal. Mas para o tiozão barrigudo que conhece o grupo de outros carnavais e quer mergulhar em águas profundas, a melhor pedida é Run to the Hills, de Mick Wall, da Editora Évora.

Por Marcelo Vieira

Comentários

  1. Não entendi este livro. Diz Biografia Ilustrada e é em preto e branco. Pra mim não serve.

    ResponderExcluir
  2. Encontrei o livro na Nobel uma vez e decidi não comprar, porque me pareceu não ter mais informações que a página deles na Wikipedia. Ainda vou ler uma biografia de Iron Maiden e quero que tenha mais conteúdo.

    ResponderExcluir
  3. Pensei em comprar em uma promoção, mas desisti. Acho que estou mais para "tiazona barriguda que conhece o grupo de outros carnavais". kkkkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.