Fiz o seguinte: baseado na última edição, que teve 7 noites e quatro atrações no Palco Mundo em cada dia, elaborei um line-up com as bandas que gostaria de ver no festival. Fiz apenas uma mudança: foquei o festival inteiro em rock, excluindo qualquer artista de outros estilos. Afinal, se nem em um hipotético Rock in Rio dos sonhos eu posso ter atrações só de rock e metal, onde mais poderia?
As noites foram programadas da seguinte maneira: uma para o rock/blues, duas para o classic rock, uma para o hard rock e três para o metal. As bandas estão programadas conforme a sua popularidade aqui no Brasil (no meu modo de ver, é claro), criando uma escala de shows acendente, com headliners incontestáveis em cada uma das noites.
Abaixo está como seria o meu Rock in Rio 2015 ideal. Alô Medina, dá uma olhada, se inspira e veja como não é difícil escalar um festival legal sem o Guns N’ Roses, Iron Maiden e Metallica, ok?
E aqui vão duas perguntas para você: em quais noites você iria nesse hipotético RiR e como seria o seu festival dos sonhos.
Dia 1
Edguy
Nightwish
Mötley Crüe
Rush
Edguy
Nightwish
Mötley Crüe
Rush
Dia 2
Wilco
Tedeschi Trucks Band
Jack White
Eric Clapton
Wilco
Tedeschi Trucks Band
Jack White
Eric Clapton
Dia 3
Stone Sour
Testament
Anthrax
Dream Theater
Stone Sour
Testament
Anthrax
Dream Theater
Dia 4
Rival Sons
Alter Bridge
ZZ Top
Van Halen
Rival Sons
Alter Bridge
ZZ Top
Van Halen
Dia 5
Scorpion Child
Blackberry Smoke
Lynyrd Skynyrd
AC/DC
Scorpion Child
Blackberry Smoke
Lynyrd Skynyrd
AC/DC
Dia 6
Volbeat
Trivium
Mastodon
Judas Priest
Volbeat
Trivium
Mastodon
Judas Priest
Dia 7
Slash
Foo Fighters
The Who
Rolling Stones
Slash
Foo Fighters
The Who
Rolling Stones
Por Ricardo Seelig
Iria em todos os dias. Medina não sabe é de nada
ResponderExcluirEu iria a falência, teria que ir todos os dias
ResponderExcluirThe Who tem quase tanta importância quanto os Rolling Stones, e não tem sentido estarem na mesma noite - ambos devem ser headliners. Eu vejo a noite com Anthrax e Testament como ficando melhor com outros nomes do thrash, como o Machine Head. Dream Theater encaixa melhor na noite do Rush - melhor que o Motley Crue. Com ZZ Top e Van Halen acontece algo parecido, ambas muito importantes pra ficarem na mesma noite. No dia 2, eu detonaria esse Wilco e o Jack White e adicionaria Gov't Mule e Joe Bonamassa!!
ResponderExcluirQue headliner você colocaria na noite do thrash que não tocou nas edições recentes do festival e tem um enorme público no Brasil, João Paulo?
ResponderExcluirFala Ricardo! Acho essas listas bem maneiras de se fazer!
ResponderExcluirSobre as suas opções... concordo bastante com algumas (e na verdade iria em todos os dias feliz), mas alguns dias provavelmente não funcionariam.
O que mais me chama a atenção é o Dream Theater, que não tem como (ainda) ser headliner de uma noite de Rock in Rio (deveria estar na noite como co-head do Rush, não o Motley).
Stones, Rush, Van Halen e ACDC são óbvios e acredito que pelo menos dois deles serão ao menos sondados fortemente para o próximo ano.
Abraço!!!
Fala Ricardo! Acho essas listas bem maneiras de se fazer!
ResponderExcluirSobre as suas opções... concordo bastante com algumas (e na verdade iria em todos os dias feliz), mas alguns dias provavelmente não funcionariam.
O que mais me chama a atenção é o Dream Theater, que não tem como (ainda) ser headliner de uma noite de Rock in Rio (deveria estar na noite como co-head do Rush, não o Motley).
Stones, Rush, Van Halen e ACDC são óbvios e acredito que pelo menos dois deles serão ao menos sondados fortemente para o próximo ano.
Abraço!!!
Rodrigo, a ideia inicial era colocar o DT antes do Rush mesmo, mas daí fiquei com um buraco de headliner na noite em que acabei colocando a banda. Quem você escalaria ali?
ResponderExcluirNão é muito do meu gosto, mas o Kiss seria um headliner viável pra qualquer dessas noites. Tem tamanho e nome pra isso e acho que combina com o clima do Rock in Rio.
ResponderExcluirE o Foo Fighters atualmente, em termos de tamanho/popularidade, só não é mais headliner que o ACDC e os Stones.
Acho que a noite do Judas também seria fraca pro público que um Rock in Rio demandaria.
Foo Fighters é headliner, sem dúvida.
ResponderExcluirEu colocaria o Baroness aí no meio, e o Bonamassa no dia do blues.
Também incluiria o Machine Head no dia do thrash.
Mas quem seria o headliner na noite thrash, Bruno? Ainda que o Machine Head fosse incluído, nem eles e nem o Testament e o Anthrax teriam público para serem a atração principal do dia em um festival deste porte. E, levando -se em conta que o Metallica e o Slayer tocaram no ultimo RiR e o Megadeth vive por aqui, assim evitaríamos essas três bandas, quem poderia fechar essa noite?
ResponderExcluirO Kiss me passou pela cabeça, Simas, mas acabei não conseguindo encaixar a banda.
ResponderExcluirFato, Ricardo.
ResponderExcluirEu achei que o DT ficou meio deslocado nesse dia.
Mas pensando bem, um dia com Stone Sour, Anthrax, Testament e MH não teria público de festival (lá fora sim, aqui no Brasil dificilmente). O jeito seria encher o sunset de shows bons.
O Baroness, por exemplo, acho que seria uma banda para o sunset (não necessariamente nesse dia).
Dr. Sin
ResponderExcluirPorcupine Tree
Dream Theater
Marillion
Rush...Meu Deus !!!!!!!!!!!
Dr. Sin
ResponderExcluirPrimus
Queensrÿche
Emerson,Lake & Palmer
Rush...Meu Deus !!!!!(2)
ELP ainda faz shows?
ResponderExcluirFizeram há uns anos atrás High Voltage Festival...não pararam definitivamente.Minha última opção:
ResponderExcluirVioleta de Outono
Pain of Salvation (Symphony X)
FATES WARNING
Yes
Rush...seria fantástico também....abraços ao Mestre Seelig e a todos do site !!!!!!
Dream Theater é uma das minhas bandas favoritas, mas não tem como ser headliner do RIR. Talvez co headliner com o Rush. O problema é que eles teriam que fazer um show mais curto, o que é difícil pra eles já que as músicas são muito longas em sua maioria. Deve ser por isso que eles não participam de muitos festivais.
ResponderExcluirPra ser headliner do dia de Metal no RIR, infelizmente, não temos muita opção. Se não for Metallica, Iron ou Sabbath não vai ter tanta adesão do público. Mesmo bandas como Judas Priest e Deep Purple, que são clássicas, não teriam o mesmo impacto aqui no Brasil.
Outras mais novas como Slipknot e Avenged Sevenfold, apesar de terem caído no gosto da galera, ainda sofrem resistência de quem só gosta de bandas old school.
Triste, mas a verdade é essa: no Brasil temos poucas pessoas que curtem e procuram bandas novas de metal, temos um bocado de pessoas que só gostam das mesmas bandas de sempre e temos pessoas que nem curtem tanto o estilo, mas que gostam de um Metallica ou Sabbath da vida.
No geral eu curti muito suas indicações. Claro que eu mudaria algumas coisas (não consegui curtir Volbeat nem a pau, por exemplo). Mas no dia dos Rolling Stones acho que você exagerou. Stones, The Who e Foo Fighters no mesmo dia? Todos tem porte para ser headliner facilmente. Teria que dividir isso daí. Além disso, se possível, eu colocaria o Roger Waters como headliner de algum dia (sou fã incondicional de Pink Floyd). Waters já foi headliner de uma edição do RIR em Lisboa e há indícios de que vai lançar um álbum de inéditas esse ano.
Um headliner tem que ser um artista que tenha uma popularidade consolidada, que vá além do estilo em que ele está inserido. A sua mãe e o seu pai devem ter ouvido falar da banda, saber que ela existe, e não só você. É uma analogia, mas funciona bem nesse caso.
ResponderExcluirQue outra banda grande de metal teríamos para colocar fechando uma noite que não sejam essas que já foram citadas e que já tocaram nas edições recentes do RiR?
Ricardo, no dia do Thrash o headliner poderia ser o Kreator e o Exodus também poderia estar lá. Fora que poderia colocar uma banda brasileira no palco principal, o Violator, por exemplo.
ResponderExcluirNão acho que ambas teriam popularidade suficiente para isso, Bruno. Ficaria com o Anthrax, então.
ResponderExcluirHuumm, não sei, mas acho que o Kreator é mais popular aqui no país que o Anthrax. Mas entendo a escolha.
ResponderExcluirProvavelmente seja mesmo, Artur, assim como o Destruction. Porém, na minha percepção, nenhuma das duas bandas teria o tamanho sufciente para ser headliner.
ResponderExcluirAchei a ideia fantástica, geralmente pensamos mas não colocamos a tal lista no papel. Só não conheço o Wilco e vou procurar me informar sobre...acho que colocaria o Bonamassa na noite do Clapton, mas achei todas as noites interessantíssimas!!!
ResponderExcluirIria em todos, mas o dia 7 está muito, mas muito phoda ..
ResponderExcluirRicardo, eu tiraria o Dream Theater e colocaria o Kiss. Mas de resto, ótima lista Ricardo!
ResponderExcluirIria em todos, certeza!
ResponderExcluirPelo retorno aqui, no Facebook e no Twitter, informamos que o dia 5 seria o primeiro a esgotar os ingressos.
ResponderExcluirMACHINE FUCKING HEAD!!! NÃO ROLA?
ResponderExcluirTudo pode rolar. Onde você encaixaria o Machine Head?
ResponderExcluirEsse tipo de "brincadeira" estimula as pessoas a botarem no papel aquilo que inaginam ser um festival mais plausível, pois se é Rock in Rio, tem que ter ROCK nessa porra. Um abraço a quem citou o Violator como merecedor de uma vaga no cast, já passou da hora de enxergarem o seu potencial, eles possuem tudo que uma grande banda tem a oferecer: excelentes composições e um espetáculo visceral ao vivo. Fica aqui meu voto, ver os violas em cima do palco de um dos maiores festivais de música do mundo é um sonho que pode se tornar realidade, acorda Medina.
ResponderExcluirRIR sempre tem uma noite pop, que tal uma com daft punk e elton john?
ResponderExcluirtambém podia ter uma de rock menos clássico, fechando com radiohead (já li o medina dizendo que uma das metas pros últimos RIR era trazer o radiohead).
Eu colocaria o Dream Theater no lugar do Crue na noite do Rush. E no lugar do DT pra fechar a noite thrash, eu escalaria o Sepultura que estaria em uma tour de reunião da formação clássica ( A lista é hipotética não é??? kkkkkkkk), não custa sonhar...
ResponderExcluirBah, seria foda isso. Primeiro show da formação clássica do Sepultura em quase 20 anos, dando início a uma turnê mundial de retorno.
ResponderExcluirApoiado!
Eu acho q mudaria o Judas e colocaria o Manowar.
ResponderExcluirManowar tem popularidade muito grande aqui no Brasil e ficou devendo na ultima apresentação quando veio pra SP e sendo headliner no RIR com certeza fariam um show pra esquecer de vez a ultima passagem que eles tiveram por aqui.
Acho que ninguém iria...mas ai vai:
ResponderExcluirRival Sons
Govt Mule
Black Crowes
Allman Brothers
Neil Young
Inté !!!!
Manowar não me desce mais.
ResponderExcluirEu acho q deveria ter um dia para bandas com
ResponderExcluirBullet For My Valentine
System Of A Down
Slipknot
Avenged Sevenfold no Headline
e outro com
Alter Bridge
Killswitch Engage
Five Finger Death Punch
Korn
Encaixe o Dr. Sin aí em algum canto, e como headliner. É uma heresia isso não ter acontecido ainda.
ResponderExcluirSepultura Reunited seria minha segunda escolha hipotética para headliner. A primeira, Pantera + Zakk Wylde para fechar a thrasheira. Ainda daria para jogar o BLS em um Sunset.
ResponderExcluirkkkkkkk o Manowar adentrando ao recinto, prefiro ver bandas tipo: The Pretty Reckless, Paramore e Daft Punk. E não podemos se esquecer do Rammstein, certeza de um showzaço, com público e organizadores felizes.
ResponderExcluirBrilhante seleção, Ricardo. Certamente, seria um festival digno de se chamar "Rock in Rio" (ou em qualquer lugar!). Eu faria apenas uma modificação: no dia 1, trocaria o Motley Crue pelo Tool.
ResponderExcluirA receptividade ao line-up foi excelente aqui. Tomara que um dos Medina leia o post ...
ResponderExcluirExcelentes escolhas. Iria em todos os dias, mas também quero fazer meu line-up pra alguns dias. Vamos lá.Pela intenção dos dias, faria assim:
ResponderExcluirNo dia 1
Edguy
Porcupine Tree (ou Steven Wilson)
Blind Guardian
Rush
No dia 2
Gov't Mule
Jack White
Joe Bonamassa
Eric Clapton
No dia 3
Stone Sour
Anthrax
Machine Head
Testament
No dia 6
Baroness
Trivium
Mastodom
Dream Theater
Nos outros dias, não mudaria nada.
Ricardo, vou sugerir outro post neste estilo:
ResponderExcluirNo RIR do ano passado, todas as atrações brasileiras do palco mundo já tinham tocado também no RIR 2011.
Que tal sugerir bandas brasileiras para o palco mundo em 2015 que fuja dessa mesmice que foi ano passado?
E olha que nem é tão difícil. No lugar do Frejat, por exemplo, por que não colocar Nando Reis, que tem estilo parecido, é cheio de hits que todo mundo conhece e com certeza iria agradar?
Por que não valorizar artistas como Raimundos, que apesar de não ter mais a grandeza que teve anos atrás, ainda é uma banda muito boa (o álbum novo tá aí pra provar, estou aguardando a crítica do Collector's)?
Enfim, tanto artista bom no Brasil, não tem necessidade de ficar colocando Skank, Capital Inicial e Jota Quest em todas as edições do festival né?
Dream Theater pelo jeito é a única reprovação, e tem a minha também. A banda já é chata, imagino em pé e muito, muito, muito cansado!!! Mas a idéia de um Sepultura Reunion seria fantástico, ou quem sabe um Black Sabbath?
ResponderExcluirIria em todas. E se tivesse uma noite com Von Hertzen, Porcupine Tree, Baroness e Audrey Horne iria também.
ResponderExcluirIria ainda em uma noite que contasse com Blackfield, Starsailor, Manic Street Preachers e Ultravox.
Ricardo, tem muita banda para relacionar. Melhor parar por aqui. Abs. André.
Gosto muito do Dream Theater. Vai valorizar o festival, com certeza.
ResponderExcluirGosto muito do Dream Theater. Vai valorizar o festival, com certeza.
ResponderExcluirColocaria o King Diamond como headliner no lugar do Dream Theater. Encaixaria ainda um Uriah Heep ali no dia do Rush.
ResponderExcluirCriei coragem e criei um também:
ResponderExcluirDia 1: Blood Ceremony, Witchcraft, Graveyard e Black Sabbath
Dia 2: Dark Tranquility, Amon Amarth, At the Gates e Emperor
Dia 3: Dozer, Alice Cooper, Deep Purple e Rush
Dia 4: Killswitch Engage, Mastodon, Coroner e Slayer
Dia 5: Queens of the Stone Age, Alice in Chains, Soundgarden e Tool
Dia 6: Vektor, Kreator, Machine Head e Testament
Dia 7: Bad Company, Def Leppard, Accept e AC/DC
Apenas gosto pessoal mas acho que não cairia mal para ninguém.
ola
ResponderExcluirÓtima lista para não dizer excelente , mas algumas ordens poderiam ficar melhores ,
Dream theather no rush , inclusise porque são fans declarados ,
o judas poderia fechar perfeitamente a noite de thrash pois é inspiração e tem o tamanho necessário
e o motley para noite do judas , tirar mastodon e colocar Accept ,fechar com Black sabbath
abraços
Uma boa opção pra fechar a noite Thrash seria o Motörhead, a meu ver.
ResponderExcluirE no dia do Judas Priest eu incluiria o Saxon também, tranquilo.
ResponderExcluirEu estaria fudido! Me mataria para ir a todos os dias, mas dois deles eu não perderia por nada, o dia 2 e o dia 5.
ResponderExcluirIria fácil no dia 4 e 7
ResponderExcluirÓtimo post! Só achei algumas escolhas erradas, não pela sua qualidade, todos são fodas, mas sim por sua popularidade e força aqui no Brasil. Que nem já disseram aí em cima, o dia 7 só tem headliner heheh.
ResponderExcluirBom, aqui vai o meu line-up focado no ROCK e mantendo a tradição de pelo menos 1 artista brasileiro no palco Mundo. Alguns dias são mesclados, como acontece no Rock In Rio verdadeiro.
Dia 1 (Classic Rock)
Os Mutantes
Joe Bonamassa
Alice Cooper
Rush
Dia 2 (Modern/Alternative Rock)
Nação Zumbi
Los Hermanos
Jack White
Foo Fighters
Dia 3 (Metal)
Dr. Sin
Stone Sour
Mastodon
Black Sabbath
Dia 4 (Hard/Classic Rock)
Titãs
Rival Sons
Alter Bridge
AC/DC
Dia 5 (Classic/Alt Rock)
Cachorro Grande
Pixies
Iggy Pop & The Stooges
David Bowie
Dia 6 (80's/00's (alternative) rock)
Ira!
Interpol
Duran Duran
The Cure
Dia 7 (Metal/Hard rock)
Matanza
Lamb Of God
Dream Theater
Van Halen
Com CTZ iria a falencia... pois queria ir em TODOS... :D
ResponderExcluirMais o dia 3... CURTI DEMAIS!!!
Dá trabalho fazer uma lista dessas, haha, depois de muito tempo, tentando não usar os mesmos que SEMPRE tocam, porém repetindo algumas coisas, cheguei a um festival de 9 dias (!!!):
ResponderExcluirDia 1: Rock And Roll
Vintage Trouble
Quiet Riot
Axel Rudi Pell
AC/DC
Dia 2: Heavy Metal
Sepultura (Reunido)
Pantera + Zakk Wylde
King Diamond
Black Sabbath
Dia 3: Metal extremo
Triptycon
Emperor
Immortal
Venom
Dia 4: Power Metal
Firewind
Angra
Blind Guardian
Manowar
Dia 5: Hard Rock
Stryper
Twisted Sister
W.A.S.P.
Van Halen
Dia 6: Prog
Dr. Sin
Uriah Heep
Deep Purple
Rush
Dia 7: Power/Thrash
Powerwolf
Accept
Testament
Anthrax
Dia 8: Heavy Metal
Saxon
Therion
Running Wild
Judas Priest
Dia 9: Hard Rock
Lordi
Alice Cooper
Mötley Crüe
Kiss
Ótimas escalacoes, Matt e Andre.
ResponderExcluirDia 03...meio fraco.
ResponderExcluirDia 07... Impossível
Mas faltou uns axés ai kkkkkkkkk
Dificil escolher, muita banda boa e gostei bastante da lista... fiz a minha lista dos sonhos(contando com a galera que costuma fazer show frequentemente aqui no Brasil), sei que no mesmo dia tem bandas com nivel de ser hearliners, mas fazer o que... custa nada sonhar
ResponderExcluirMetallica
Megadeth
Black Label Society
Testament
Trivium
Machine Head
In Flames
Ghost
Van Halen
ACDC
Aerosmith
Scorpions
Rush
Dream Theater
Marillion
Opeth
Eric Clapton
Bonamassa
Jack White
Joe Satriani
Black Sabbath
Deep Purple
David Gilmour
Lynyrd Skynyrd
Iron Maiden
Tool
Queensryche
Whitesnake
GOV ' T MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUULE!!!!!!!
ResponderExcluirGostei muito do set ... iria em quase todos os dias ... mas kd Avenged Sevenfold, Slipknot, Linkin Park, the killers, bon jovi ... curti mas poderia ser melhor na MINHA opinião
ResponderExcluirBem... Já há zilhões de comentários a respeito das bandas. Mas o detalhe mais importante, independente das bandas, é que esses SETS NUNCA ACONTECERIAM independente de não haver as bandas pops que desfocam o ideal ROCK e METAL do rolê.
ResponderExcluirO problema inicial é que, um RIR sem Metallica e/ou Iron seria um RIR sem duas das bandas que MAIS TEM PÚBLICO NO BRASIL E NO MUNDO. Já iam perder um retorno financeiro garantido. Mas aí, um Sabbath ou AC/DC supririam como headliner ambas. Mas tem que rolar duas bandas desse tipo.
Segundo item: TRÊS DIAS PARA O METAL é não ter os 85 mil ingressos vendidos porque os fãs de metal são extremamente fiéis, mas não são TANTOS quanto o público do classic rock e rock pop e é de se observar que nem todos teriam condições financeiras para preencher três dias de show.
Terceiro item: sobre os dias
DIA 1 e 2: eu colocaria algum nome como B.B. King, mas são bandas boas e conhecidas
Dia 3: Ótimo mas Dream Theather NUNCA seria headliner. Seria legal trocá-lo por Motley Crue no dia 1 e colocar aí um Machine Head com certeza, um dos sobreviventes do THRASH já que não temos mais Pantera e o Slayer já tocou.
Dia 4: Van Halen ótima banda, mas podia abrir para um Headliner mais significativo. Ou mesmo fechar o show com outra banda monstra junto como o AEROSMITH.
Dia 5: Podia colocar uma banda de rock mais nova como aqueles caras que tocaram no MONSTERS antes do ACDC.
Dia 6: Joga o Judas pro dia do THRASH e muda este dia para do pop rock com o FOO FIGHTERS (que SEMPRE SERÃO headliners) ou PEARL JAM ou para o HC e New Metal com Korn, Linkin Park (a banda mais pedida do Brasil) e aqueles metal emo tipo Bullet For My Vallentine
Dia 7: Só trocar o Foo Fighters que é headliner.
Detalhe importante que lembraram aí nos cometários: SEMPRE UMA BANDA BRASILEIRA ABRE O PALCO MUNDO. Então teria que rolar um MATANZA (pra não ter Sepa de novo) no dia do Thrash, um Los Hermanos ou Project 46 no dia pop ou new metal, uma Rita Lee no Classic e um Velhas Virgens no blues e um Raimundão, com certeza, no dia rock/Metal. Ah... E o Angra no dia do Rush e Dream Theather.
DURAN DURAN SERIA UMA ÓTIMA ATRAÇÃO!!
ResponderExcluirFaltou um dia pro punk/hardcore... Rancid, Social Distortion, Misfits ou Dead Kennedys com a formação original e uma banda mais pop punk pra viabilizar, tipo Green Day ou Blink 182
ResponderExcluir