Rock in Rio 2015: como seria o nosso festival dos sonhos

Um exercício que, na verdade, é uma grande brincadeira, mas é sempre interessante: se você pudesse escolher as atrações do Rock in Rio, como montaria a escalação do festival?

Fiz o seguinte: baseado na última edição, que teve 7 noites e quatro atrações no Palco Mundo em cada dia, elaborei um line-up com as bandas que gostaria de ver no festival. Fiz apenas uma mudança: foquei o festival inteiro em rock, excluindo qualquer artista de outros estilos. Afinal, se nem em um hipotético Rock in Rio dos sonhos eu posso ter atrações só de rock e metal, onde mais poderia?

As noites foram programadas da seguinte maneira: uma para o rock/blues, duas para o classic rock, uma para o hard rock e três para o metal. As bandas estão programadas conforme a sua popularidade aqui no Brasil (no meu modo de ver, é claro), criando uma escala de shows acendente, com headliners incontestáveis em cada uma das noites.

Abaixo está como seria o meu Rock in Rio 2015 ideal. Alô Medina, dá uma olhada, se inspira e veja como não é difícil escalar um festival legal sem o Guns N’ Roses, Iron Maiden e Metallica, ok?

E aqui vão duas perguntas para você: em quais noites você iria nesse hipotético RiR e como seria o seu festival dos sonhos.

Dia 1

Edguy
Nightwish
Mötley Crüe
Rush

Dia 2

Wilco
Tedeschi Trucks Band
Jack White
Eric Clapton

Dia 3

Stone Sour
Testament
Anthrax
Dream Theater

Dia 4

Rival Sons
Alter Bridge
ZZ Top
Van Halen

Dia 5

Scorpion Child
Blackberry Smoke
Lynyrd Skynyrd
AC/DC

Dia 6

Volbeat
Trivium
Mastodon
Judas Priest

Dia 7

Slash
Foo Fighters
The Who
Rolling Stones

Por Ricardo Seelig

Comentários

  1. Iria em todos os dias. Medina não sabe é de nada

    ResponderExcluir
  2. Eu iria a falência, teria que ir todos os dias

    ResponderExcluir
  3. The Who tem quase tanta importância quanto os Rolling Stones, e não tem sentido estarem na mesma noite - ambos devem ser headliners. Eu vejo a noite com Anthrax e Testament como ficando melhor com outros nomes do thrash, como o Machine Head. Dream Theater encaixa melhor na noite do Rush - melhor que o Motley Crue. Com ZZ Top e Van Halen acontece algo parecido, ambas muito importantes pra ficarem na mesma noite. No dia 2, eu detonaria esse Wilco e o Jack White e adicionaria Gov't Mule e Joe Bonamassa!!

    ResponderExcluir
  4. Que headliner você colocaria na noite do thrash que não tocou nas edições recentes do festival e tem um enorme público no Brasil, João Paulo?

    ResponderExcluir
  5. Fala Ricardo! Acho essas listas bem maneiras de se fazer!

    Sobre as suas opções... concordo bastante com algumas (e na verdade iria em todos os dias feliz), mas alguns dias provavelmente não funcionariam.

    O que mais me chama a atenção é o Dream Theater, que não tem como (ainda) ser headliner de uma noite de Rock in Rio (deveria estar na noite como co-head do Rush, não o Motley).

    Stones, Rush, Van Halen e ACDC são óbvios e acredito que pelo menos dois deles serão ao menos sondados fortemente para o próximo ano.

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  6. Fala Ricardo! Acho essas listas bem maneiras de se fazer!

    Sobre as suas opções... concordo bastante com algumas (e na verdade iria em todos os dias feliz), mas alguns dias provavelmente não funcionariam.

    O que mais me chama a atenção é o Dream Theater, que não tem como (ainda) ser headliner de uma noite de Rock in Rio (deveria estar na noite como co-head do Rush, não o Motley).

    Stones, Rush, Van Halen e ACDC são óbvios e acredito que pelo menos dois deles serão ao menos sondados fortemente para o próximo ano.

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo, a ideia inicial era colocar o DT antes do Rush mesmo, mas daí fiquei com um buraco de headliner na noite em que acabei colocando a banda. Quem você escalaria ali?

    ResponderExcluir
  8. Não é muito do meu gosto, mas o Kiss seria um headliner viável pra qualquer dessas noites. Tem tamanho e nome pra isso e acho que combina com o clima do Rock in Rio.

    E o Foo Fighters atualmente, em termos de tamanho/popularidade, só não é mais headliner que o ACDC e os Stones.

    Acho que a noite do Judas também seria fraca pro público que um Rock in Rio demandaria.

    ResponderExcluir
  9. Foo Fighters é headliner, sem dúvida.

    Eu colocaria o Baroness aí no meio, e o Bonamassa no dia do blues.

    Também incluiria o Machine Head no dia do thrash.

    ResponderExcluir
  10. Mas quem seria o headliner na noite thrash, Bruno? Ainda que o Machine Head fosse incluído, nem eles e nem o Testament e o Anthrax teriam público para serem a atração principal do dia em um festival deste porte. E, levando -se em conta que o Metallica e o Slayer tocaram no ultimo RiR e o Megadeth vive por aqui, assim evitaríamos essas três bandas, quem poderia fechar essa noite?

    ResponderExcluir
  11. O Kiss me passou pela cabeça, Simas, mas acabei não conseguindo encaixar a banda.

    ResponderExcluir
  12. Fato, Ricardo.

    Eu achei que o DT ficou meio deslocado nesse dia.

    Mas pensando bem, um dia com Stone Sour, Anthrax, Testament e MH não teria público de festival (lá fora sim, aqui no Brasil dificilmente). O jeito seria encher o sunset de shows bons.

    O Baroness, por exemplo, acho que seria uma banda para o sunset (não necessariamente nesse dia).

    ResponderExcluir
  13. Dr. Sin
    Porcupine Tree
    Dream Theater
    Marillion
    Rush...Meu Deus !!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Dr. Sin
    Primus
    Queensrÿche
    Emerson,Lake & Palmer
    Rush...Meu Deus !!!!!(2)

    ResponderExcluir
  15. Fizeram há uns anos atrás High Voltage Festival...não pararam definitivamente.Minha última opção:
    Violeta de Outono
    Pain of Salvation (Symphony X)
    FATES WARNING
    Yes
    Rush...seria fantástico também....abraços ao Mestre Seelig e a todos do site !!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Dream Theater é uma das minhas bandas favoritas, mas não tem como ser headliner do RIR. Talvez co headliner com o Rush. O problema é que eles teriam que fazer um show mais curto, o que é difícil pra eles já que as músicas são muito longas em sua maioria. Deve ser por isso que eles não participam de muitos festivais.

    Pra ser headliner do dia de Metal no RIR, infelizmente, não temos muita opção. Se não for Metallica, Iron ou Sabbath não vai ter tanta adesão do público. Mesmo bandas como Judas Priest e Deep Purple, que são clássicas, não teriam o mesmo impacto aqui no Brasil.

    Outras mais novas como Slipknot e Avenged Sevenfold, apesar de terem caído no gosto da galera, ainda sofrem resistência de quem só gosta de bandas old school.

    Triste, mas a verdade é essa: no Brasil temos poucas pessoas que curtem e procuram bandas novas de metal, temos um bocado de pessoas que só gostam das mesmas bandas de sempre e temos pessoas que nem curtem tanto o estilo, mas que gostam de um Metallica ou Sabbath da vida.

    No geral eu curti muito suas indicações. Claro que eu mudaria algumas coisas (não consegui curtir Volbeat nem a pau, por exemplo). Mas no dia dos Rolling Stones acho que você exagerou. Stones, The Who e Foo Fighters no mesmo dia? Todos tem porte para ser headliner facilmente. Teria que dividir isso daí. Além disso, se possível, eu colocaria o Roger Waters como headliner de algum dia (sou fã incondicional de Pink Floyd). Waters já foi headliner de uma edição do RIR em Lisboa e há indícios de que vai lançar um álbum de inéditas esse ano.

    ResponderExcluir
  17. Um headliner tem que ser um artista que tenha uma popularidade consolidada, que vá além do estilo em que ele está inserido. A sua mãe e o seu pai devem ter ouvido falar da banda, saber que ela existe, e não só você. É uma analogia, mas funciona bem nesse caso.

    Que outra banda grande de metal teríamos para colocar fechando uma noite que não sejam essas que já foram citadas e que já tocaram nas edições recentes do RiR?

    ResponderExcluir
  18. Ricardo, no dia do Thrash o headliner poderia ser o Kreator e o Exodus também poderia estar lá. Fora que poderia colocar uma banda brasileira no palco principal, o Violator, por exemplo.

    ResponderExcluir
  19. Não acho que ambas teriam popularidade suficiente para isso, Bruno. Ficaria com o Anthrax, então.

    ResponderExcluir
  20. Huumm, não sei, mas acho que o Kreator é mais popular aqui no país que o Anthrax. Mas entendo a escolha.

    ResponderExcluir
  21. Provavelmente seja mesmo, Artur, assim como o Destruction. Porém, na minha percepção, nenhuma das duas bandas teria o tamanho sufciente para ser headliner.

    ResponderExcluir
  22. Achei a ideia fantástica, geralmente pensamos mas não colocamos a tal lista no papel. Só não conheço o Wilco e vou procurar me informar sobre...acho que colocaria o Bonamassa na noite do Clapton, mas achei todas as noites interessantíssimas!!!

    ResponderExcluir
  23. Iria em todos, mas o dia 7 está muito, mas muito phoda ..

    ResponderExcluir
  24. Ricardo, eu tiraria o Dream Theater e colocaria o Kiss. Mas de resto, ótima lista Ricardo!

    ResponderExcluir
  25. Pelo retorno aqui, no Facebook e no Twitter, informamos que o dia 5 seria o primeiro a esgotar os ingressos.

    ResponderExcluir
  26. MACHINE FUCKING HEAD!!! NÃO ROLA?

    ResponderExcluir
  27. Tudo pode rolar. Onde você encaixaria o Machine Head?

    ResponderExcluir
  28. Esse tipo de "brincadeira" estimula as pessoas a botarem no papel aquilo que inaginam ser um festival mais plausível, pois se é Rock in Rio, tem que ter ROCK nessa porra. Um abraço a quem citou o Violator como merecedor de uma vaga no cast, já passou da hora de enxergarem o seu potencial, eles possuem tudo que uma grande banda tem a oferecer: excelentes composições e um espetáculo visceral ao vivo. Fica aqui meu voto, ver os violas em cima do palco de um dos maiores festivais de música do mundo é um sonho que pode se tornar realidade, acorda Medina.

    ResponderExcluir
  29. RIR sempre tem uma noite pop, que tal uma com daft punk e elton john?

    também podia ter uma de rock menos clássico, fechando com radiohead (já li o medina dizendo que uma das metas pros últimos RIR era trazer o radiohead).

    ResponderExcluir
  30. Eu colocaria o Dream Theater no lugar do Crue na noite do Rush. E no lugar do DT pra fechar a noite thrash, eu escalaria o Sepultura que estaria em uma tour de reunião da formação clássica ( A lista é hipotética não é??? kkkkkkkk), não custa sonhar...

    ResponderExcluir
  31. Bah, seria foda isso. Primeiro show da formação clássica do Sepultura em quase 20 anos, dando início a uma turnê mundial de retorno.

    Apoiado!

    ResponderExcluir
  32. Eu acho q mudaria o Judas e colocaria o Manowar.
    Manowar tem popularidade muito grande aqui no Brasil e ficou devendo na ultima apresentação quando veio pra SP e sendo headliner no RIR com certeza fariam um show pra esquecer de vez a ultima passagem que eles tiveram por aqui.

    ResponderExcluir
  33. Acho que ninguém iria...mas ai vai:


    Rival Sons
    Govt Mule
    Black Crowes
    Allman Brothers
    Neil Young

    Inté !!!!

    ResponderExcluir
  34. Eu acho q deveria ter um dia para bandas com

    Bullet For My Valentine
    System Of A Down
    Slipknot
    Avenged Sevenfold no Headline

    e outro com

    Alter Bridge
    Killswitch Engage
    Five Finger Death Punch
    Korn

    ResponderExcluir
  35. Encaixe o Dr. Sin aí em algum canto, e como headliner. É uma heresia isso não ter acontecido ainda.

    ResponderExcluir
  36. Sepultura Reunited seria minha segunda escolha hipotética para headliner. A primeira, Pantera + Zakk Wylde para fechar a thrasheira. Ainda daria para jogar o BLS em um Sunset.

    ResponderExcluir
  37. kkkkkkk o Manowar adentrando ao recinto, prefiro ver bandas tipo: The Pretty Reckless, Paramore e Daft Punk. E não podemos se esquecer do Rammstein, certeza de um showzaço, com público e organizadores felizes.

    ResponderExcluir
  38. Brilhante seleção, Ricardo. Certamente, seria um festival digno de se chamar "Rock in Rio" (ou em qualquer lugar!). Eu faria apenas uma modificação: no dia 1, trocaria o Motley Crue pelo Tool.

    ResponderExcluir
  39. A receptividade ao line-up foi excelente aqui. Tomara que um dos Medina leia o post ...

    ResponderExcluir
  40. Excelentes escolhas. Iria em todos os dias, mas também quero fazer meu line-up pra alguns dias. Vamos lá.Pela intenção dos dias, faria assim:

    No dia 1

    Edguy
    Porcupine Tree (ou Steven Wilson)
    Blind Guardian
    Rush

    No dia 2

    Gov't Mule
    Jack White
    Joe Bonamassa
    Eric Clapton

    No dia 3

    Stone Sour
    Anthrax
    Machine Head
    Testament

    No dia 6

    Baroness
    Trivium
    Mastodom
    Dream Theater


    Nos outros dias, não mudaria nada.

    ResponderExcluir
  41. Ricardo, vou sugerir outro post neste estilo:

    No RIR do ano passado, todas as atrações brasileiras do palco mundo já tinham tocado também no RIR 2011.

    Que tal sugerir bandas brasileiras para o palco mundo em 2015 que fuja dessa mesmice que foi ano passado?

    E olha que nem é tão difícil. No lugar do Frejat, por exemplo, por que não colocar Nando Reis, que tem estilo parecido, é cheio de hits que todo mundo conhece e com certeza iria agradar?

    Por que não valorizar artistas como Raimundos, que apesar de não ter mais a grandeza que teve anos atrás, ainda é uma banda muito boa (o álbum novo tá aí pra provar, estou aguardando a crítica do Collector's)?

    Enfim, tanto artista bom no Brasil, não tem necessidade de ficar colocando Skank, Capital Inicial e Jota Quest em todas as edições do festival né?

    ResponderExcluir
  42. Dream Theater pelo jeito é a única reprovação, e tem a minha também. A banda já é chata, imagino em pé e muito, muito, muito cansado!!! Mas a idéia de um Sepultura Reunion seria fantástico, ou quem sabe um Black Sabbath?

    ResponderExcluir
  43. Iria em todas. E se tivesse uma noite com Von Hertzen, Porcupine Tree, Baroness e Audrey Horne iria também.
    Iria ainda em uma noite que contasse com Blackfield, Starsailor, Manic Street Preachers e Ultravox.
    Ricardo, tem muita banda para relacionar. Melhor parar por aqui. Abs. André.

    ResponderExcluir
  44. Gosto muito do Dream Theater. Vai valorizar o festival, com certeza.

    ResponderExcluir
  45. Gosto muito do Dream Theater. Vai valorizar o festival, com certeza.

    ResponderExcluir
  46. Colocaria o King Diamond como headliner no lugar do Dream Theater. Encaixaria ainda um Uriah Heep ali no dia do Rush.

    ResponderExcluir
  47. Criei coragem e criei um também:

    Dia 1: Blood Ceremony, Witchcraft, Graveyard e Black Sabbath

    Dia 2: Dark Tranquility, Amon Amarth, At the Gates e Emperor

    Dia 3: Dozer, Alice Cooper, Deep Purple e Rush

    Dia 4: Killswitch Engage, Mastodon, Coroner e Slayer

    Dia 5: Queens of the Stone Age, Alice in Chains, Soundgarden e Tool

    Dia 6: Vektor, Kreator, Machine Head e Testament

    Dia 7: Bad Company, Def Leppard, Accept e AC/DC

    Apenas gosto pessoal mas acho que não cairia mal para ninguém.

    ResponderExcluir
  48. ola

    Ótima lista para não dizer excelente , mas algumas ordens poderiam ficar melhores ,

    Dream theather no rush , inclusise porque são fans declarados ,

    o judas poderia fechar perfeitamente a noite de thrash pois é inspiração e tem o tamanho necessário

    e o motley para noite do judas , tirar mastodon e colocar Accept ,fechar com Black sabbath

    abraços

    ResponderExcluir
  49. Uma boa opção pra fechar a noite Thrash seria o Motörhead, a meu ver.

    ResponderExcluir
  50. E no dia do Judas Priest eu incluiria o Saxon também, tranquilo.

    ResponderExcluir
  51. Eu estaria fudido! Me mataria para ir a todos os dias, mas dois deles eu não perderia por nada, o dia 2 e o dia 5.

    ResponderExcluir
  52. Ótimo post! Só achei algumas escolhas erradas, não pela sua qualidade, todos são fodas, mas sim por sua popularidade e força aqui no Brasil. Que nem já disseram aí em cima, o dia 7 só tem headliner heheh.
    Bom, aqui vai o meu line-up focado no ROCK e mantendo a tradição de pelo menos 1 artista brasileiro no palco Mundo. Alguns dias são mesclados, como acontece no Rock In Rio verdadeiro.

    Dia 1 (Classic Rock)
    Os Mutantes
    Joe Bonamassa
    Alice Cooper
    Rush

    Dia 2 (Modern/Alternative Rock)
    Nação Zumbi
    Los Hermanos
    Jack White
    Foo Fighters


    Dia 3 (Metal)
    Dr. Sin
    Stone Sour
    Mastodon
    Black Sabbath

    Dia 4 (Hard/Classic Rock)
    Titãs
    Rival Sons
    Alter Bridge
    AC/DC

    Dia 5 (Classic/Alt Rock)
    Cachorro Grande
    Pixies
    Iggy Pop & The Stooges
    David Bowie

    Dia 6 (80's/00's (alternative) rock)
    Ira!
    Interpol
    Duran Duran
    The Cure

    Dia 7 (Metal/Hard rock)
    Matanza
    Lamb Of God
    Dream Theater
    Van Halen

    ResponderExcluir
  53. Com CTZ iria a falencia... pois queria ir em TODOS... :D
    Mais o dia 3... CURTI DEMAIS!!!

    ResponderExcluir
  54. Dá trabalho fazer uma lista dessas, haha, depois de muito tempo, tentando não usar os mesmos que SEMPRE tocam, porém repetindo algumas coisas, cheguei a um festival de 9 dias (!!!):

    Dia 1: Rock And Roll
    Vintage Trouble
    Quiet Riot
    Axel Rudi Pell
    AC/DC

    Dia 2: Heavy Metal
    Sepultura (Reunido)
    Pantera + Zakk Wylde
    King Diamond
    Black Sabbath

    Dia 3: Metal extremo
    Triptycon
    Emperor
    Immortal
    Venom

    Dia 4: Power Metal
    Firewind
    Angra
    Blind Guardian
    Manowar

    Dia 5: Hard Rock
    Stryper
    Twisted Sister
    W.A.S.P.
    Van Halen

    Dia 6: Prog
    Dr. Sin
    Uriah Heep
    Deep Purple
    Rush

    Dia 7: Power/Thrash
    Powerwolf
    Accept
    Testament
    Anthrax

    Dia 8: Heavy Metal
    Saxon
    Therion
    Running Wild
    Judas Priest

    Dia 9: Hard Rock
    Lordi
    Alice Cooper
    Mötley Crüe
    Kiss

    ResponderExcluir
  55. Dia 03...meio fraco.

    Dia 07... Impossível


    Mas faltou uns axés ai kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  56. Dificil escolher, muita banda boa e gostei bastante da lista... fiz a minha lista dos sonhos(contando com a galera que costuma fazer show frequentemente aqui no Brasil), sei que no mesmo dia tem bandas com nivel de ser hearliners, mas fazer o que... custa nada sonhar

    Metallica
    Megadeth
    Black Label Society
    Testament

    Trivium
    Machine Head
    In Flames
    Ghost

    Van Halen
    ACDC
    Aerosmith
    Scorpions

    Rush
    Dream Theater
    Marillion
    Opeth

    Eric Clapton
    Bonamassa
    Jack White
    Joe Satriani

    Black Sabbath
    Deep Purple
    David Gilmour
    Lynyrd Skynyrd

    Iron Maiden
    Tool
    Queensryche
    Whitesnake

    ResponderExcluir
  57. GOV ' T MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUULE!!!!!!!

    ResponderExcluir
  58. Gostei muito do set ... iria em quase todos os dias ... mas kd Avenged Sevenfold, Slipknot, Linkin Park, the killers, bon jovi ... curti mas poderia ser melhor na MINHA opinião

    ResponderExcluir
  59. Bem... Já há zilhões de comentários a respeito das bandas. Mas o detalhe mais importante, independente das bandas, é que esses SETS NUNCA ACONTECERIAM independente de não haver as bandas pops que desfocam o ideal ROCK e METAL do rolê.

    O problema inicial é que, um RIR sem Metallica e/ou Iron seria um RIR sem duas das bandas que MAIS TEM PÚBLICO NO BRASIL E NO MUNDO. Já iam perder um retorno financeiro garantido. Mas aí, um Sabbath ou AC/DC supririam como headliner ambas. Mas tem que rolar duas bandas desse tipo.

    Segundo item: TRÊS DIAS PARA O METAL é não ter os 85 mil ingressos vendidos porque os fãs de metal são extremamente fiéis, mas não são TANTOS quanto o público do classic rock e rock pop e é de se observar que nem todos teriam condições financeiras para preencher três dias de show.

    Terceiro item: sobre os dias

    DIA 1 e 2: eu colocaria algum nome como B.B. King, mas são bandas boas e conhecidas

    Dia 3: Ótimo mas Dream Theather NUNCA seria headliner. Seria legal trocá-lo por Motley Crue no dia 1 e colocar aí um Machine Head com certeza, um dos sobreviventes do THRASH já que não temos mais Pantera e o Slayer já tocou.

    Dia 4: Van Halen ótima banda, mas podia abrir para um Headliner mais significativo. Ou mesmo fechar o show com outra banda monstra junto como o AEROSMITH.

    Dia 5: Podia colocar uma banda de rock mais nova como aqueles caras que tocaram no MONSTERS antes do ACDC.

    Dia 6: Joga o Judas pro dia do THRASH e muda este dia para do pop rock com o FOO FIGHTERS (que SEMPRE SERÃO headliners) ou PEARL JAM ou para o HC e New Metal com Korn, Linkin Park (a banda mais pedida do Brasil) e aqueles metal emo tipo Bullet For My Vallentine

    Dia 7: Só trocar o Foo Fighters que é headliner.

    Detalhe importante que lembraram aí nos cometários: SEMPRE UMA BANDA BRASILEIRA ABRE O PALCO MUNDO. Então teria que rolar um MATANZA (pra não ter Sepa de novo) no dia do Thrash, um Los Hermanos ou Project 46 no dia pop ou new metal, uma Rita Lee no Classic e um Velhas Virgens no blues e um Raimundão, com certeza, no dia rock/Metal. Ah... E o Angra no dia do Rush e Dream Theather.

    ResponderExcluir
  60. DURAN DURAN SERIA UMA ÓTIMA ATRAÇÃO!!

    ResponderExcluir
  61. Faltou um dia pro punk/hardcore... Rancid, Social Distortion, Misfits ou Dead Kennedys com a formação original e uma banda mais pop punk pra viabilizar, tipo Green Day ou Blink 182

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.