2014, além do óbvio

2014 foi um ano intenso. Um ano de mudanças. Um ano onde parei para reavaliar várias coisas na minha vida, entre elas a Collectors Room. E cheguei à conclusão que não valia mais a pena levar o site adiante, manter tudo isso no ar. Pelo menos da maneira como ele estava sendo feito.

Esse processo gerou uma parada geral por aqui. A ideia era realmente encerrar as atividades, parar com tudo e seguir a vida. E foi o que realmente aconteceu entre julho e agosto. Mas o tempo sempre faz bem, e com ele pude chegar a algumas conclusões que me levaram a rever as coisas. Dessa maneira, resolvi retomar a CR, a produção quase diária de conteúdo para este site que faz parte da vida de muitos leitores e que, para mim, significa a transposição do meu modo de ver e encarar a música.

Decidi levar as coisas de maneira mais leve. Sem tantas cobranças. Sem entrar em polêmicas desnecessárias. Já deixei bem claro o que acho errado em toda a cena brasileira, já fechei portas por causa dessa postura. Não preciso mais bater nessa tecla. Decidi focar o site essencialmente nessa frase que está bem grande aí em cima: música além do óbvio. Tentar entregar aos leitores um conteúdo diferente daquele que ele encontra nas dezenas de sites sobre rock e metal produzidos aqui no Brasil. Não sei se estou conseguindo isso (quem sabe a resposta são vocês, leitores). O que sei é que estou curtindo muito esse novo momento, que me fez retomar o prazer naquilo que é parte essencial da minha vida: música, ouvir música, escrever sobre música.

Para essa nova Collectors, conto com a colaboração dos grandes Guilherme Gonçalves e Rodrigo Carvalho, dois dos ouvidos mais inquietos que conheço, donos de textos afiados e sempre surpreendentes. O Thiago, o Marcelo e o Tiago seguem na ativa, produzindo em outros sites. Aqui está o mapa da mina pra você seguir acompanhando o trabalho de toda a turma que formou a equipe da Collectors Room durante muito tempo:

Guilherme Gonçalves -> seus textos sobre música podem ser lidos aqui, enquanto seu trabalho como jornalista esportivo está no Globo Esporte goiano 

Rodrigo Carvalho -> além da CR, o Rroio também publica seus textos no excelente Music on the Run 

Thiago Cardim -> o Thiago veio do Judão, e segue firme e forte por lá. Seus ótimos textos sobre música, quadrinhos e cinema pode (e devem) ser lidos aqui 

Marcelo Vieira -> o Marcelo também foi pro Judão, onde escreve sobre música, principalmente o universo do hard rock 

Tiago Neves -> o Tiago deu uma parada na produção de textos musicais, mas mantém um blog próprio cheio de matérias interessantes, o The Seventh Wall 

A Collectors Room está cada vez mais focada em levar aos leitores pautas criativas, reviews bem escritos, matérias bem elaboradas, que apresentam um conteúdo de qualidade. Um dos pontos fortes da personalidade do site está ganhando cada vez mais espaço neste novo momento: a apresentação de novas bandas e artistas para o nosso público. Através das colunas As Novas Caras do Metal e Collectors Room Apresenta, compartilhamos com o público as nossas pesquisas sonoras, com a primeira focada no metal e a segunda no rock de maneira geral. O objetivo é fazer com que você, nosso leitor, venha com a gente além da superfície, cavando e mergulhando mais fundo, indo além dos mesmos nomes de sempre.

O foco do site segue sendo metal, em primeiro lugar, com o rock nos calcanhares. Mas o espaço para outros gêneros, como jazz, blues e funk, sempre estará garantido através de matérias, playlists e textos abordando artistas destes estilos. Somos um site sobre música, no final das contas.

Quando criei a Collectors Room, lá em 2008, ainda tinha o sonho de viver só de música, de dedicar 100% do meu tempo para a CR e fazê-la ficar a cada dia maior. Hoje, vejo isso mais como uma utopia. O público que abrangemos hoje, o público que conquistamos em todos esses anos, é um público exigente, inteligente e com ouvido curioso, alinhado com o que publicamos nas páginas do site. E isso não apenas me satisfaz profundamente, como me enche de orgulho. A Collectors Room é parte considerável da minha personalidade, do meu modo de ser, de pensar e de ouvir. Hoje, não há pretensão alguma de ganhar algum dinheiro com isso tudo. Não temos anúncios. Não vendemos espaço. Não vendemos opinião. Escrevemos apenas o que pensamos. Se elogiamos, é verdadeiro. Se criticamos, é o que sentimos. Você pode concordar ou não, mas tudo que está em nossas matérias é autêntico e sincero.

Todo esse processo pelo qual o site passou durante 2014 me fez pensar no que a Collectors Room representa para as pessoas. Eu sei o que ela representa para mim, mas não fazia ideia do que ela representava para os leitores. E os retornos que recebi me fizeram perceber que somos parte importante da vida de muita gente. Algo maior do que eu imaginava. Bem maior. 

Estou entrando em férias nesta sexta, dia 19/12. Não sei ainda o que irei fazer. Não sei se vou viajar. Só sei que vou parar. Desligar a cabeça, limpar os neurônios. Ler o que está esperando ser lido, ouvir o que está esperando ser ouvido. Passar bastante tempo com o Matias, meu filho. Tomar banho de piscina e de mar. Beber cerveja, Coca-Cola e café. Por esse motivo, a Collectors vai também dar uma parada nesse período. Vai entrar em férias. Como eu e como você. Talvez uma ou outra matéria seja publicada nesse período, não sei ainda. O que sei é que devemos voltar com a programação normal, reiniciados e renovados, aí pelo dia 12/01, quando retorno das férias.

O bom disso tudo é que você terá um bom tempo pra participar da nossa enquete sobre quais foram os melhores discos de 2014 na opinião dos leitores. É bem simples: vá até os comentários deste post e poste quais foram os seus 10 álbuns preferidos do ano. Não valem discos ao vivo e nem coletâneas, e você pode escolher o que quiser. Na volta, vamos compilar todos esses dados, todas as escolhas dos leitores, e publicaremos quais foram os discos preferidos de você e de todos os que fazem este site ficar cada vez mais vivo, dia após dia.

Obrigado por estar mais um ano ao lado da gente aqui na Collectors Room. Obrigado principalmente pela paciência com tudo o que aconteceu neste 2014. Vamos seguir sempre em frente. Vou seguir sempre em frente, enquanto continuar tendo ao meu lado o apoio excepcional que tenho de todos vocês, leitores. 

Viva a música. Viva a vida. Além do óbvio. Sempre.

Comentários

  1. Bom, fiz a minha listinha dos melhores de 2014, mas tive que separar em duas categorias, pois tinha coisa que eu achei que não podia ficar de fora. Portanto, seguem duas listas dos 10 melhores, lado A e lado B, os dois lados do bolachão, no caso. Segue abaixo:



    Lista Oficial ( Lado A ):

    10 - Black Veil Brides - Black Veil Brides
    09 - Black Moth - Condemned to Hope
    08 - Blues Pills - Blues Pills
    07 - The Dagger - The Dagger
    06 - Stoned Jesus - Seven Thunders Roar
    05 - Kyng - Burn The Serum
    04 - Grand Magus - Triunph and Power
    03 - Mustasch - Thank You For The Demon
    02 - Tom Petty and The Heartbreakers - Hypnotic Eye
    01 - Opeth - Pale Communion



    Menções Honrosas ( Lado B ):

    10 - H.E.A.T - Tearing Down the Walls
    09 - Audrey Horne - Pure Heavy
    08 - Márcia Castro - Das Coisas Que Surgem
    07 - O Terno - O Terno
    06 - Sanctuary - The Year the Sun Died
    05 - Mr. Big - ... The Stories We Could Tell
    04 - Grave Digger - Return of the Reaper
    03- High Spirits - You Are Here
    02 - Mos Generator - Electric Mountain Majesty
    01 - Prosperina - Harness-Minus

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.