Quadrinhos: Espadas e Bruxas, de Esteban Maroto


Um dos mais populares e melhores canais de quadrinhos do Brasil, o Pipoca  Nanquim está entrando no mercado editorial. E o primeiro lançamento da Editora Pipoca e Nanquim é Espadas e Bruxas, do artista espanhol Estaban Maroto.

Alexandre Callari, Daniel Lopes e Bruno Zago, o trio que forma o PN, trabalha há anos no mercado de quadrinhos e possui experiência de sobra nesse cenário. Callari, além de tradutor, é um dos editores da DC Comics no Brasil. Lopes, também tradutor, é editor da DC e da Vertigo. E Zago trabalha na edição da linha de mangás da Panini.

Espadas e Bruxas é um álbum com acabamento de luxo. São 256 páginas em papel couchè, capa dura e alta padrão gráfico. O material compila a obra do espanhol Esteban Maroto e foca em três personagens: Wolff, Dax e Korsar. Todos são guerreiros bárbaros e tiveram as suas histórias publicadas na década de 1970, com muita influência do que Marvel estava fazendo ao levar a mitologia de Conan para os quadrinhos. 

Trata-se de um trabalho todo em preto e branco e com histórias curtas, sempre mostrando batalhas e confrontos com seres mágicos e repleta de sensualidade. O traço de Maroto é primoroso, apresentando verdadeiras obras de arte a cada virada de página. A composição dos quadros e o desenvolvimento visual dos personagens enchem os olhos, com vários detalhes e um cuidado primoroso e virtuoso nas ilustrações.
  


Além disso, o material conta com textos que ajudam a contextualizar a obra para os leitores. A didática introdução do também espanhol Juan Miguel Aguilera explica os pontos fortes e a importância da obra de Maroto, enquanto Roy Thomas, que escreveu Conan e por muitos anos foi o editor-chefe da Marvel, também atesta a influência e o impacto da obra de Maroto. Completando o pacote, Espadas e Bruxas vem com uma galeria de imagens exclusivas e um pôster.

Este material é indicado principalmente para quem é fã das histórias do Conan e outros bárbaros do universo das HQs. As histórias são fartas em texto, característica dos quadrinhos setentistas, e, como já dito acima, trazem ilustrações muito bonitas e repletas de sensualidade. Quem está acostumado apenas com o universo de super-heróis poderá estranhar o trabalho de Maroto, mas inegavelmente trata-se de um álbum excelente e que traz, pela primeira vez, a obra do espanhol para o mercado brasileiro com o tratamento adequado.

Com Espadas e Bruxas o Pipoca e Nanquim entra no mercado editorial com o pé direito. Além da excelente qualidade gráfica, o título mostra a preocupação da editora em focar nas lacunas do cenário brasileiro de HQs, dominado quase que exclusivamente por títulos da Marvel e da DC. Trata-se realmente de um título singular, e que é indicado para todo apreciador de boas histórias.

Compre aqui:



Comentários