As separações do Van Halen são tema de novo documentário na TV norte-americana


O Van Halen será o tema do novo episódio da série Breaking the Band, produzida pela Reelz TV, canal por assinatura dos Estados Unidos. O doc traz entrevistas inéditas com Sammy Hagar e Michael Anthony e conta como a banda dos irmãos Eddie e Alex Van Halen sobreviveu a duas conturbadas perdas de vocalistas.

A sinopse do programa dá mais detalhes do que será visto: “No auge do sucesso, eles eram a maior banda de rock do mundo, famosa por seus excessos e pelas incendiárias performances ao vivo. Com seu espalhafatoso frontman, cabelos selvagens e uma propensão pelo spandex, o Van Halen é frequentemente retratado como o arquétipo da banda de rock norte-americana dos anos 1980. O quarteto passou por duas separações imensamente cobertas pela mídia e causadas por uma variedade de fatores, sendo os mais proeminentes o desejo de controle total dos irmãos Van Halen e os impactos destrutivos causados pelo abuso de drogas e álcool. Em 1984, eles eram a maior banda do mundo, mas, nos bastidores, nem tudo estava bem e uma batalha pelo controle era travada pelos irmãos e seu vocalista, David Lee Roth. Anos de turnê, drogas e confrontos de personalidade os levaram à beira do abismo. Quando as ambições de Roth se tornaram maiores que a banda, Eddie e Alex moveram-se rapidamente para que ele deixasse o grupo. Seus milhões de fãs ficaram devastados, mas renascendo das cinzas eles se uniram a um novo vocalista, Sammy Hagar. Contra todas as probabilidades, o Van Halen alcançou alturas ainda maiores com uma sequência de quatro álbuns consecutivos no primeiro lugar. Aparentemente, a decisão havia sido acertada e tudo parecia na mais perfeita harmonia. Mas à medida que o sucesso cresceu surgiram novas tensões e, em 1995, a história de dez anos antes se repetiu quando Hagar também foi expulso por sua aparente deslealdade”.

O Van Halen é uma banda única. Alcançou o topo com dois vocalistas distintos, algo raríssimo de acontecer. E alterou a sua sonoridade em ambas as fases, explorando novos caminhos e dando ao mundo um caminhão de ótimas canções.

Abaixo está o vídeo anunciando o episódio de Breaking the Band sobre o grupo:

Comentários