A foto de um show do Rush que é uma das imagens mais icônicas do Rainbow


A parte interna do terceiro disco do Rainbow, Long Live Rock 'n' Roll, traz uma das imagens mais icônicas da banda formada pelo guitarrista Ritchie Blackmore após deixar o Deep Purple. Abrindo a capa dupla do vinil, você dá de cara com a foto de um show onde a multidão apaixonada segura uma bandeira enorme com o título do álbum, lançado em 9 de abril de 1978. Mas e se eu te disser que essa foto nunca existiu?

Na verdade, a imagem da capa interna de Long Live Rock 'n' Roll é uma foto tirada durante um show do Rush alguns anos antes, e que foi invertida e manipulada para parecer ser um flagrante apaixonado de um concerto do Rainbow. O banner original, que trazia uma arte homenageando o trio canadense, foi substituído pelo título do disco, enquanto as camisetas dos fãs onde era possível ver o logo da Rush foram apagados. A imagem original pode ser vista na capa do documentário Beyond the Lighted Stage, excelente filme lançado em 2010 e que conta a história do Rush.



Com faixas como “Kill the King”, “Gates of Babylon” e a música título, Long Live Rock 'n' Roll foi o último álbum do Rainbow a contar com Ronnie James Dio nos vocais. Ao lado de Ritchie Blackmore’s Rainbow (1975) e Rising (1976), forma o trio que colocou o Rainbow entre os melhores e mais influentes nomes do hard rock dos anos 1970. Infelizmente, após o álbum Blackmore decidiu mudar o direcionamento musical da banda, demitiu Dio (que então substituiu Ozzy Osbourne no Black Sabbath com os excelentes Heaven and Hell e The Mob Rules, lançados em 1980 e 1981, respectivamente) e conduziu o som do Rainbow para algo mais alinhado com o rock em voga nos Estados Unidos na primeira metade da década de 1980, gerando os discos Down to Earth (1979), Difficult to Cure (1981), Straight Between the Eyes (1982) e Bent Out of Shape (1983), onde os vocais foram assumidos por Graham Bonnet e Joe Lynn Turner.

Comentários

  1. Cara conheci seu site atraves do Whiplash. Parabens pelo trabalho de alto nivel. Sei que deve estar f@da manter isso funcionando - é um trabalho de amor - mas materias assim fazem valer a pena pq saem da mediocridade dos sites de rock.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.