Review: Baroness – Gold & Grey (2019)



Ao apreciar álbuns clássicos, um pensamento que sempre me ocorre é: qual foi a sensação dos ouvintes na época do lançamento? Será que possuíam a noção de que estavam vendo a história ser escrita? Ou levou algum tempo para a ficha cair?

Inicio esta resenha com essa reflexão pois o que temos em Gold & Grey é uma daquelas maravilhas sonoras que nos fazem abrir um grande sorriso e ter a certeza de que estamos diante de algo único e sublime, de uma obra que vai marcar época e apontar novos caminhos dentro da música. Aqui o Baroness se distancia ainda mais de qualquer classificação, trazendo de forma harmoniosa estruturas e riffs que dialogam tanto com os trabalhos anteriores da banda quanto com o que o Mastodon apresenta em Crack the Skye (2009), combinados à texturas sonoras etéreas e viajantes. A inventividade da banda parece não ter limites: há fortes elementos de progressivo e psicodélico ao longo das 17 faixas, bem como ecos de The Smiths, em “I'm Already Gone” e do antigo U2 em “Pale Sun” – mas isso pode apenas ser um delírio meu.

O trabalho de produção de Dave Fridmann também é primoroso: o peso, a  distorção e a limpidez vem na medida certa, de forma cirúrgica, realçando as atmosferas criadas pelo Baroness e a alternância de riffs mais metálicos com outros que remetem ao progressivo e até ao pós-punk. E Sebastian Thomson é um baterista que acrescentou em muito ao som da banda, trazendo novas possibilidades, o que já podia ser visto em Purple (2015) e aqui salta ainda mais aos olhos.

Como nos álbuns anteriores do Baroness, as músicas de Gold & Grey são marcadas por fortes doses de emoção, em momentos belíssimos como “Tourniquet”, “Throw Me an Anchor”, “Broken Halo”, “Borderlines” e na linda balada “I'd Do Anything”.

Pode-se dizer que o novo trabalho aprofunda as possibilidades criativas abertas por Yellow & Green (2012) e seus elementos  progressivos e de rock alternativo, combinando-os à sonoridade mais vigorosa e pesada de Purple. O resultado é de cair o queixo: trata-se de uma banda no auge de seus poderes criativos, apresentando uma série de canções que já nascem clássicas.

Dê um presente a si mesmo: ouça Gold & Grey. Seus ouvidos agradecerão.

Por Pedro Junior da Luz Teixeira





Comentários

  1. A minha primeira sensação foi... decepção! Sentir todos os paradigmas de uma de suas bandas preferidas ser triturado não é um processo tão simples. Cada novo álbum do Baroness é um desafio para seus fãs.
    Conheci a banda no Blue e desde o lançamento de Yellow & Green venho sempre passando por basicamente as mesmas fases a cada novo álbum: decepção, estranhamento, reconhecimento e por fim, maravilhamento.
    Com este Gold & Grey não foi diferente. Desde sexta feira passei por todas essas fases. A banda novamente me desafiou a entende-la e por fim, não poderia ter sido melhor recompensado. Passei de decepcionado à extasiado. Mais uma vez o Baroness trás um álbum acima da média.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.