Discos Fundamentais: T. Rex – The Slider (1972)



Marc Bolan, T. Rex e seu álbum The Slider são os responsáveis diretos pelo surgimento do que se convencionou chamar de glam rock, tendo influenciado artistas considerados estrelas do gênero como o camaleão David Bowie, Sweet e Slade, conseguindo ainda imenso respeito entre punks, o pessoal da new wave e do hard rock norte-americano oitentista, numa lista de personalidades que se estende até os dias de hoje.

A carreira artística de Marc Feld começa como modelo, mas logo parte para a música. Sendo amante do folk, resolve usar o nome artístico Marc Bolan em homenagem a seu ídolo Bob Dylan. Desde meados dos anos 1960 coloca bons registros no mercado, até formar parceria com Steve Took e criar o Tyranossaurus Rex, com sonoridade acústica e bem folk, muito místico e poético. A partir daí se apresenta com regularidade por toda a Inglaterra, conseguindo admiração de algumas pessoas que viam na proposta musical de Bolan algo com mais substância intelectual.

Porém, o espírito criativo de Marc Bolan desejava transformações. Decidido a deixar de lado sua veia acústica e investir na eletricidade do rock, Bolan dispensa quase todos os membros do Tyranossaurus Rex e adota o nome simplificado de T. Rex, escrevendo temas mais diretos, pops e rock and roll.

Somente em parceria com o velho companheiro Mickey Finn, Marc Bolan lança o homônimo T. Rex (1970), onde ainda existiam elementos acústicos mesclados a rock, e a partir daí realmente começa a fazer sucesso com as grandes massas inglesas e norte-americanas. 

Incentivado pelos resultados, Bolan procura novos membros condizentes com sua nova linha rock and roll, adicionando o baixista Steve Currie e o baterista Bill Lagend ao T. Rex. Com uma banda de verdade, Bolan e o T. Rex lançam Eletric Warrior em 1971, mantendo seu sucesso intacto. Porém, foi com The Slider que tudo explodiu para o grupo, vendendo 100.000 cópias em apenas quatro dias.

A estranha fotografia desfocada de Marc Bolan na capa foi clicada por seu bom amigo Ringo Starr. A música deste disco é uma continuação do álbum anterior, porém mais direta. A voz trêmula de Bolan, as guitarras simples com alguma distorção e sujeira, vocais de apoio fantasmagóricos, a inocência de seu pop rock aliado a melodias cheias de orquestrações, sem contar nas grandes baladas viajantes e quase hippies, deixaram seus fãs em êxtase.

Mas não foi somente sua música que cativou o público. Ela estava aliada uma nova maneira de expressão vinculada à imagem e à sexualidade, fazendo uso de roupas extravagantes, botas plataforma e muita maquiagem, de resultado bem andrógino, porém sem nunca deixar a música em segundo plano. Transformou-se em superstar na Grã-Bretanha, gerando um fenômeno tão intenso nesta época que ficou conhecido como T. Rextasy.

A carreira do T. Rex segue em alta ainda com o mais variado e não menos espetacular álbum Tanx, de 1973, e a partir daí começa seu declínio comercial. Sem se abater, Bolan segue sempre colocando seus discos no mercado, até sua fatídica morte num acidente automobilístico, num carro dirigido pela sua esposa Gloria Jones em 19 de setembro de 1977.

Eletric Warrior, juntamente com The Slider e Tanx, são registros históricos e cultuados em todo o mundo, imprescindíveis na coleção de qualquer amante do rock que queira entender o desenvolvimento da música aliada à imagem. Verdadeiros clássicos.


Comentários