Review: Motörhead - Louder Than Noise ... Live in Berlin (2021)


Ouvir um álbum inédito do Motörhead dá uma saudade enorme de Lemmy, mesmo que esse disco seja ao vivo. É o caso de Louder Than Noise ... Live in Berlin, lançado em 2021 e que traz um show gravado na capital alemã em 5 de dezembro de 2012, durante a turnê de The Wörld is Yours (2010). O álbum foi disponibilizado em um box para colecionadores, mas também recebeu edições em LP duplo, CD + DVD e CD simples. No Brasil, Louder Than Noise foi lançado pela Hellion Records em CD slipcase com encarte em formato de pôster e mais um pôster exclusivo.

O disco traz quinze faixas, indo desde canções de The Wörld is Yours como “I Know How to Die” até clássicos imortais como “Stay Clean”, “Metropolis”, “Ace of Spades” e “Overkill”. O trio resgata pérolas como “Rock It”, do subestimado Another Perfect Day (1983), “Doctor Rock” de Orgasmatron (1986), “Killer by Death” e a dupla “The One to Sing the Blues” e “Going to Brazil”, ambas presentes no álbum 1916, lançado em 1991.

A energia é pulsante, a performance é animalesca (Phil Campbell, parceiro fiel de Lemmy por mais de três décadas, arregaça na guitarra, enquanto Mikkey Dee, hoje no Scorpions, mostra porque é um dos grandes bateristas da história do rock). Lemmy, como sempre, é um show à parte com seu timbre sujo e único, ainda que já fossem perceptíveis na época os problemas de saúde que o fariam partir no final de 2015. E, pra quem curte o seu lado instrumentista, ainda entrega um solo de baixo em “Stay Clean”.

Produzido por Cameron Webb, Louder Than Noise tem uma sonoridade densa e pra lá de pesada, exatamente como eram os show do Motörhead.

Excelente ao vivo e mais uma prova de como Lemmy e sua banda fazem falta.


Comentários