Nicko McBrain teve câncer em 2020, mas manteve a doença em segredo


Nicko McBrain, baterista do Iron Maiden, foi diagnosticado com um câncer de laringe em estágio 1 em 2020. O músico, no entanto, manteve silêncio sobre a doença e se pronunciou apenas brevemente em uma entrevista que deu no ano passado.

Aos 70 anos, Nicko recebeu o diagnóstico após realizar uma endoscopia, em Miami. Em apenas uma semana o câncer foi removido cirurgicamente, e desde então McBrain realiza check-ups preventivos. De acordo com o Sistema de Saúde da Universidade de Miami, onde o exame foi realizado, o baterista procurou os médicos após notar que sua voz havia passado por uma pequena mudança. O próprio Nicko comentou: "Quando toco bateria com a banda, meio que grito e berro enquanto toco, como um judoca lutando em um tatame. Mas quando você está deitado em uma sala silenciosa, fala e ouve sua voz em sua cabeça como se estivesse resfriado, você soa diferente. Isso aconteceu comigo. Achei isso muito recorrente, mas não tive nenhum resfriado ou qualquer sintoma de doença. Comecei a sentir que estava pigarreando mais quando estava conversando. Então, decidi ligar para o meu médico".

David E. Rosow, MD, diretor da Divisão de Laringologia e Voz do Sistema de Saúde da Universidade de Miami, foi o médico que realizou a endoscopia de McBrain. Ele afirmou que o câncer de laringe é facilmente curável se for detectado de forma precoce. Segundo Rosow: "Qualquer pessoa que esteja experimentando uma mudança de voz que dure mais de três semanas deve consultar um otorrinolaringologista, que é o profissional qualificado para avaliar as cordas vocais de uma pessoa. Muitos casos apresentam uma mudança de voz como a de Nicko, geralmente quando o tumor é bem pequeno, o que torna o tumor mais fácil de remover completamente. O prognóstico com tumores iniciais (estágio 1) é excelente, com taxas de cura de 95% ou mais."

Nicko McBrain está totalmente recuperado, como deixou claro na última passagem do Iron Maiden pelo Brasil, que aconteceu entre o final de agosto e o início de setembro de 2022.



Comentários