Quarto álbum do Saxon, Denim and Leather não é apenas um dos maiores clássicos da New Wave of British Heavy Metal, mas também um dos melhores discos de heavy metal já gravados. Provavelmente o mais celebrado trabalho da banda inglesa, acaba de ser relançado em CD no Brasil pela Wikimetal/BMG em uma linda edição digipack que inclui nove faixas bônus e encarte com 24 páginas trazendo as letras e a história das gravações.
Denim and Leather marcou o fim da formação clássica do Saxon e foi o último disco do baterista Pete Gill com o quinteto. Ele deixou o grupo devido a uma lesão, sendo substituído por Nigel Glockler, na banda até hoje. Gill entraria no Motörhead em 1984 e gravaria o álbum Orgasmatron (1986) com a banda de Lemmy Kilmister.
Dois dos maiores clássicos do Saxon estão no disco. O primeiro é a faixa de abertura, o hino “Princess of the Night”, uma das músicas mais conhecidas da banda. O riff imediatamente identificável nos conduz por uma composição absolutamente perfeita, e que até hoje levante multidões em todo o planeta. O segundo é “And the Bands Played On”, faixa que abriu os shows do grupo por vários anos e traz a dupla de guitarristas brilhando em solos e harmonias do início ao fim.
O tracklist é um dos mais fortes de toda a discografia do Saxon e entrega pérolas como “Never Surrender”, “Out of Control”, “Play It Loud”, “Midnight Rider” e a grandiosa música título, com andamento cadenciado e refrão contagiante. O trabalho das guitarras de Paul Quinn e Graham Oliver é um dos grandes destaques do disco, seja nos riff inspirados, nos solos que muitas vezes trazem uma pegada bem rock and roll, e nas harmonias, marca registrada da NWOBHM. Biff Byford é outro ponto alto, cantando com tesão cada letra e entregando interpretações antológicas.
O material adicional inclui a versão remixada de “20,000 FT” (lado b do single “Never Surrender”), a gravação ao vivo de “Bap Shoo Ap” na lendária edição de 1980 do Castle Donington Festlval, e mais sete faixas registradas durante a tour de lançamento do álbum, incluindo “Machine Gun”, música que fecha Wheels of Steel (1980), segundo disco da banda.
Denim and Leather é um clássico indiscutível do heavy metal, e essa nova edição faz jus à sua importância. Um trabalho atemporal que merece estar na coleção de todo fã de música pesada. Se você se considera um deles, já sabe o que fazer!
Comentários
Postar um comentário
Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.