Images and Words marcou a estreia de uma das formações mais clássicas e adoradas pelo fãs do Dream Theater, e também transformou a banda norte-americana em uma das mais amadas – e odiadas, por consequência – e influentes da história do metal. Segundo disco do grupo, foi lançado em 7 de julho de 1992, três anos após a estreia do quinteto, When Dream and Day United (1989).
Álbum fundamental do metal progressivo – para muitos, o melhor do gênero -, Images and Words foi a estreia de James LaBrie com vocalista do Dream Theater, com o cantor entrando de vez na formação que contava também com o guitarrista John Petrucci, o tecladista Kevin Moore, o baixista John Myung e o baterista Mike Portnoy. Produzido por David Parter, o disco traz oito faixas e contém ao menos quatro clássicos do prog metal: “Pull Me Under”, a balada “Another Day”, “Take the Time” e a espetacular “Metropolis – Part I: The Miracle and The Sleeper”. As outras canções não ficam atrás: a avalanche de melodia “Surrounded” (com um dos melhores solos de Petrucci e um dos famosos andamentos quebrados da banda), a tour de force “Under a Glass Moon”, a curta e bela “Wait for Sleep” e o encerramento com os mais de onze minutos de “Learning to Live”.
O segundo álbum do Dream Theater definiu, historicamente, como o metal progressivo deveria soar e é até hoje uma referência indispensável do gênero. A banda estava muito inspirada e conseguiu gravar um disco que viabilizou a sua carreira e o próprio estilo, mostrando que havia um enorme público sedento para ouvir composições que uniam peso e doses enormes de técnica.
Images and Words estava fora de catálogo no Brasil há quase quinze anos – a última edição nacional foi lançada em 2010 pela Warner. Um trabalho dessa magnitude e influência não pode passar por isso. O álbum acaba de ser relançado pela Wikimetal em uma edição com luva protetora e com o encarte horizontal com todas as letras. Mais um belo e necessário resgate feito pela excelente curadoria da Wikimetal escavando o catálogo da Warner, o que tem proporcionado uma sequência arrasadora de títulos sendo disponibilizados pela primeira vez em nosso mercado ou ganhando bem-vindas novas edições, como é o caso deste álbum do Dream Theater.
Se você é fã, vale a pena comprar de novo. E se Images and Words ainda não está na sua coleção, aproveite para corrigir este erro agora mesmo!
Comentários
Postar um comentário
Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.