Discos Fundamentais: Cannonball Adderley - Somethin' Else (1958)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

Um dos grandes álbuns da história do jazz, Somethin´ Else une um time de músicos primoroso a um repertório irretocável. Ao lado de Julian "Cannonball" Adderley estão Miles Davis, o pianista Hank Jones, o baixista Sam Jones e o baterista Art Blakey. O disco foi gravado na noite de 09 de março de 1958, e registrou para a história uma das mais belas performances de todos os músicos envolvidos, incluídos aí todos os grupos pelos quais passariam em suas carreiras.

Está no álbum a minha versão preferida de "Autumn Leaves", com quase onze minutos de melodias e harmonias deslizantes, construindo uma experiência singular. Somada à ela, temos ainda "Live for Sale", outro standard do jazz, executada com precisão cirúrgica pelo quinteto. A faixa que dá nome ao play é um exercício de groove estonteante, com o sax de Cannonball e o trompete de Miles em primeiro plano.

A malícia deliciosa de "One for Daddy-O" é reconfortante , enquanto "Dancing in the Dark" acaricia nossos ouvidos. Fechando o play, "Alison´s Uncle", que não constava na edição original do álbum, mas, segundo informações, foi gravada nas mesmas sessões. Não sei dizer se essa informação é verdadeira ou não, mas é uma ótima composição, mantendo o nível do disco nas alturas.

Somethin´ Else é um álbum obrigatório em qualquer coleção de jazz que se preze.

Ouça e entenda porque.


Faixas:
A1. Autumn Leaves - 10:58
A2. Love for Sale - 7:03

B1. Somethin' Else - 6:53
B2. One for Daddy-O - 8:25
B3. Dancing in the Dark - 4:04

Comentários

  1. Um outro discaço é a união de Chick Corea, McLaughlin, Jack De Johnette e o Dave Holland é o Les Catacombes, de 1969. Uma paulada

    ResponderExcluir
  2. Esse album do Cannonball Adderley eh fanatastico, nao pode faltar numa colecao dos aficicionados por jazz fluido/liso, simples assim: arrebatador. Se souberes de outro album de jazz com essa pegada registre aqui para irmos atras, obrigado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.