13 de set de 2013

My Bloody Roots, autobiografia de Max Cavalera, é lançada no Brasil

sexta-feira, setembro 13, 2013
Maior nome da história do heavy metal brasileiro, Max Cavalera acaba de ter a sua autobiografia lançada no Brasil pela Editora Nova Fronteira. Escrito pelo próprio Max, My Bloody Roots tem 208 páginas e conta toda a trajetória do vocalista e guitarrista, indo de sua infância até o momento atual do Soulfly, passando pela polêmica separação do Sepultura e diversos outros assuntos.

Ainda não peguei o livro nas mãos, então não posso avaliar a qualidade da edição brasileira. Porém, se seguir o nível de acabamento gráfico característico das obras colocadas no mercado pela Nova Fronteira, poderemos ficar tranquilos.

My Bloody Roots já está à venda em livrarias de todo o Brasil.

Por Ricardo Seelig

Lamb of God lança edição especial do álbum As the Palaces Burn

sexta-feira, setembro 13, 2013
O Lamb of God, um dos principais nomes do metal norte-americano (e uma das melhores bandas do gênero na opinião desse que vos escreve) está lançando uma edição especial comemorativa aos dez anos do álbum As the Palaces Burn (2003).

A nova versão será disponibilizada em novembro. As faixas foram remixadas e remasterizadas pela banda em conjunto com o produtor Josh Wilbur, responsável pelos dois últimos discos do grupo, Wrath (2009) e Resolution (2012) - a produção original de As the Palaces Burn foi assinada por Devin Townsend. Segundo os músicos, o disco soa nessa nova edição como deveria soar originalmente. Um DVD com um documentário sobre o álbum acompanha a edição comemorativa, além de novos textos no encarte.

As the Palaces Burn 10th Anniversary Edition será lançado em CD+DVD com embalagem digipak e em uma edição em LP com vinil vermelho contendo cartões de download para as faixas extras. Um novo merchandise relativo ao disco também será disponibilizado.

Abaixo, o tracklist completo:

01. Ruin
02. As The Palaces Burn
03. Purified
04. 11th Hour
05. For Your Malice
06. Boot Scraper
07. A Devil In God’s Country
08. In Defense Of Our Good Name
09. Blood Junkie
10. Vigil
11. Ruin (previously unreleased demo)
12. As The Palaces Burn (previously unreleased demo)
13. Blood Junkie (previously unreleased demo)

Por Ricardo Seelig

Amazon inglesa divulga dados sobre a vendas de discos de vinil

sexta-feira, setembro 13, 2013
A Amazon inglesa revelou dados sobre as suas vendas de discos de vinil. São duas listas com 20 títulos, uma com os mais vendidos na loja desde 1999 (ano em que a empresa começou a comercializar o formato) e outra com os mais vendidos em 2013.

Random Access Memories, o excelente último álbum do duo francês Daft Punk, superou o até então best seller 21, de Adele, e assumiu a ponta com o LP mais vendido de todos os tempos na Amazon britânica.

Em dados percentuais, as vendas de vinil na Amazon cresceram 100% em relação a 2012. Desde 2006 o crescimento na procura pelo formato era sentida, mas este ano ela explodiu principalmente dela alta vendagem de três títulos: o já citado Random Access Memories, The Next Day de David Bowie e Celebration Day do Led Zeppelin (este último trata-se de um vinil triplo). Já nas lojas independentes inglesas, o crescimento no volume de vendas de LPs foi de 44% no primeiro semestre de 2013. Outra informação interessante é a revelação de que o rock respondeu por 55% das vendas de discos de vinil na Amazon durante 2012, comprovando a imensa popularidade do gênero não só na Terra da Rainha, mas em todo o planeta.


Os 20 discos de vinil mais vendidos na Amazon inglesa desde 1999:

1 Daft Punk - Random Access Memories
2 Adele - 21
3 Amy Winehouse - Back to Black
4 David Bowie - The Next Day
5 Pink Floyd - The Dark Side of the Moon
6 David Bowie - The Rise and Fall of Ziggy Stardust & The Spiders from Mars
7 Arctic Monkeys - Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not
8 Pink Floyd - The Dark Side of the Moon (30th Anniversary Edition)
9 Arcade Fire - The Suburbs
10 The Beatles - Love Me Do (50th Anniversary Limited Edition 7’ Single)
11 Radiohead - In Rainbows
12 Pink Floyd - Wish You Were Here
13 Bon Iver - For Emma, Forever Ago
14 Radiohead - OK Computer
15 Micah P. Hinson - Micah P. Hinson & The Gospel of Progress
16 PJ Harvey - Let England Shake
17 Kate Bush - 50 Words for Snow
18 Alt-J - An Awesome Wave
19 The White Stripes - Elephant
20 The xx - xx


Os 20 discos de vinil mais vendidos na Amazon inglesa em 2013:

1 Daft Punk - Random Acces Memories
2 David Bowie - The Next Day
3 Nick Cave & The Bad Seeds - Push the Sky Away
4 Black Sabbath - 13
5 Queens of the Stone Age - ... Like Clockwork
6 Atoms for Peace - Amok
7 Vampire Weekend - Modern Vampires in the City
8 Fleetwood Mac - Rumours
9 Alt-J - An Awesome Wave
10 Led Zeppelin - Celebration Day
11 Iron Maiden - Seventh Son of a Seventh Son
12 Iron Maiden - Somewhere in Time
13 Iron Maiden - Powerslave
14 Boards of Canada - Tomorrow’s Harvest
15 Pink Floyd - The Dark Side of the Moon
16 John Coltrane - Blue Train
17 The National - Trouble Will Find Me
18 Iron Maiden - Live After Death
19 Iron Maiden - Maiden England ’88
20 Nick Drake - Bryter Layter


Por Ricardo Seelig

Black Sabbath lançará DVD ao vivo gravado durante a turnê do álbum 13

sexta-feira, setembro 13, 2013
Era o que todo mundo queria: o retorno do Black Sabbath com 3/4 da sua formação original será registrado também em um DVD. A banda lançará o vídeo intitulado Gathered in Their Masses, gravado durante a turnê do último disco do grupo, o muito bem recebido 13.

Segundo Geezer Butler, essa pode ser a última turnê da carreira do Sabbath, e a banda quer registrar o momento.

Não foram reveladas informações sobre a data e o local da gravação, nem a data de lançamento do vídeo, mas o gruo divulgou um teaser do material. Arrepie-se abaixo:



Por Ricardo Seelig

Nova edição do Rock in Rio é confirmada para 2015 pelos organizadores do festival

sexta-feira, setembro 13, 2013
Hoje, 13 de setembro, tem início a quinta edição do Rock in Rio, maior festival de música do planeta. Como nas quatro anteriores - 1985, 1991, 2001 e 2011 -, o evento ocorre no Rio de Janeiro e conta com dezenas de atrações nacionais e internacionais.

A organização do festival, através de seu idealizador e atual vice-presidente, Roberto Medina, confirmou que uma nova edição do Rock in Rio será realizada em 2015, também no Rio: “Quando voltamos com o Rock in Rio para o Brasil estava previsto um festival de dois em dois anos. Vamos continuar trabalhando para que isso se torne uma realidade. A gente não quer sair daqui nunca mais”.

Ótima notícia pra quem gosta de música.

Por Ricardo Seelig

Europe divulga primeiro clipe do seu novo DVD

sexta-feira, setembro 13, 2013
O Europe liberou hoje o vídeo de “The Final Countdown” que estará presente no DVD Live At Sweden Rock - 30th Anniversary Show. O ao vivo foi gravado no dia 7 de junho de 2013 durante a apresentação da banda no festival sueco, seu país natal.

Live At  Sweden Rock - 30th Anniversary Show será lançado em Blu-ray, DVD e CD duplo dia 16 de outubro e traz 28 faixas, entre elas versões para “Jailbreak”, do Thin Lizzy, com participação especial do guitarrista Scott Gorham, e “Lights Out”, do UFO, com Michael Schenker.

Abaixo o setlist completo e o vídeo de “The Final Countdown”:

01. Riches To Rags
02. Firebox
03. Not Supposed To Sing The Blues
04. Scream Of Anger
05. Superstitious
06. No Stone Unturned
07. New Love In Town
08. In The Future To Come
09. Paradize Bay
10. Girl From Lebanon
11. Prisoners In Paradise
12. Always The Pretenders
13. Drink And A Smile
14. Open Your Heart
15. Love Is Not The Enemy
16. Sign Of The Times
17. Start From The Dark
18. Wings Of Tomorrow
19. Carrie
20. Jailbreak (feat. Scott Gorham)
21. Seven Doors Hotel
22. Drum Solo
23. The Beast
24. Let The Good Times Rock
25. Lights Out (feat. Michael Schenker)
26. Rock The Night
27. Last Look At Eden
28. The Final Countdown



Por Ricardo Seelig

12 de set de 2013

Ghost lança série de vídeos que buscam explicar os mistérios sobre a banda

quinta-feira, setembro 12, 2013
O Ghost iniciou hoje a veiculação, no YouTube, de uma série de vídeos que pretendem solucionar e explicar as dezenas de mistérios que cercam a banda.

Com o título de Papaganda, a série teve início como um episódio sobre o vocalista, Papa Emeritus II. No material, o rosto do vocalista é revelado em sua totalidade, saciando a curiosidade dos fãs. Não, pera ... É claro que o rosto mostrado no vídeo está escondido atrás de uma pesada e muito bem feita maquiagem que esconde a verdadeira face do cantor da banda. Ou seja, continuamos na mesma.

A iniciativa é legal e mostra o quão criativa e forte é a equipe que está por trás da banda, e a própria criatividade dos músicos, que gravaram dois excelentes discos e alimentam o mistério em relação ao grupo de maneira exemplar. O Kiss fez isso com maestria na década de 1970, o Slipknot usou a mesma receita nos anos 1990 e 2000. Por que o Ghost não pode fazer o mesmo agora?

Muito bom, sem mais.



Por Ricardo Seelig

Novo box traz seis álbuns clássicos dos Eagles

quinta-feira, setembro 12, 2013
Gigante nos Estados Unidos e conhecida no Brasil apenas pelo mega hit “Hotel California”, o Eagles está ganhando um novo box com alguns dos melhores discos de sua longa carreira.

The Studio Albums 1972-1979 será lançado dia 29 de outubro em uma quantidade limitada de 5 mil cópias contendo seis LPs. Os títulos que fazem parte da caixa são Eagles (1972), Desperado (1973), On the Border (1974), One of These Nights (1975), Hotel California (1976) e The Long Run (1979), todos lançados pelo selo Asylum na época.

As capas reproduzem as artes originais, com dois pequenos ajustes da Rhino, que está lançando o box: a capa do primeiro disco não será colada como na edição original, desdobrando-se, assim, em uma imagem maior após a capa estar toda aberta. E o poster que vem com Hotel California será colorido, ao contrário do original, que era em preto e branco.



Por Ricardo Seelig

Testament revela primeiro clipe do seu novo DVD ao vivo

quinta-feira, setembro 12, 2013
O Testament lançará dia 11 de outubro o vídeo Dark Roots of Thrash, registro da turnê do bem sucedido álbum Dark Roots of Earth (2012). O material contará com 19 faixas gravadas ao vivo e foi dirigido por Tommy Jones (Soilwork, Death Angel) e mixado por Juan Urteaga (Machine Head, Exodus).

Dark Roots of Thrash será disponibilizado em DVD+2CD, CD duplo, Blu-ray+2CD e vinil (os dois últimos formatos apenas na Europa). Também serão lançadas edições em LP colorido gatefold, DVD+2CD digibook com tour pass e Blu-ray+2CD digibook com tour pass, porém disponíveis somente para quem faz parte do mail-order da gravadora Nuclear Blast.

Abaixo você confere o tracklist das diferentes versões de Dark Roots of Thrash e assiste ao primeiro clipe do material, para a faixa “Rise Up”:

DVD
Intro
Rise Up
More Than Meets The Eye
Burnt Offerings
Native Blood
True American Hate
Dark Roots Of Earth
Into The Pit
Practice What You Preach
Riding The Snake
Eyes Of Wrath
Trial By Fire
The Haunting
The New Order
Do Not Resuscitate
Three Days In Darkness
The Formation Of Damnation
Over The Wall
Disciples Of The Watch
Credits

Bonus content:
Backstage Footage
Native Blood (video clip)

CD1
01. Intro
02. Rise Up
03. More Than Meets The Eye
04. Burnt Offerings
05. Native Blood
06. True American Hate
07. Dark Roots Of Earth
08. Into The Pit
09. Practice What You Preach

CD2
01. Riding The Snake
02. Eyes Of Wrath
03. Trial By Fire
04. The Haunting
05. The New Order
06. Do Not Resuscitate
07. Three Days In Darkness
08. The Formation Of Damnation
09. Over The Wall
10. Disciples Of The Watch



Por Ricardo Seelig

Tudo sobre On Air - Live At The BBC, novo lançamento dos Beatles

quinta-feira, setembro 12, 2013
Resgatando mais gravações realizadas para a BBC Radio durante a década de 1960, On Air - Live At The BBC Volume 2, novo álbum ao vivo dos Beatles, será lançado dia 11 de novembro em CD duplo e em vinil de 180 gramas. Ambas as versões terão 63 faixas e virão acompanhadas de um encarte com 48 páginas. Além disso, o primeiro Live At The BBC do quarteto, lançado originalmente em 1994, passou por um processo de remasterização e será relançado na mesma data.

Das 63 faixas incluídas em On Air - Live At The BBC, 37 são gravações nunca lançadas anteriormente de forma oficial e 23 registram brincadeiras entre os músicos e os radialistas. O lançamento de 1994 trazia 56 músicas e 13 faixas de diálogo, além de 30 faixas inéditas.

Dez das faixas de On Air nunca foram gravadas pelos Beatles para a EMI nos anos 1960, incluindo duas que não estão em nenhum álbum ou bootleg da banda: “I’m Talking About You”, de Chuck Berry, e  uma versão para a standard “Beautiful Dreamer”. On Air também traz versões diferentes para seis faixas já incluídas no primeiro Live At The BBC: “Lucille” de Little Richard, “Memphins, Tennessee” de Berry, “The Hippy Hippy Shake” de Chan Romero, “I Got a Woman” de Ray Charles e mais duas de Carl Perkins, “Glad All Over” e “Sure to Fall”. O material também inclui 30 canções do repertório usual dos Beatles, como “I Saw Her Standing There”, “Twist and Shout”, “Do You Want to Know a Secret” e “And I Love Her”.

A pesquisa e compilação do material foi realizada pelos produtores Kevin Howlett e Mike Heatley. A masterização ficou a cargo da mesma dupla do volume anterior, Guy Massey e Alex Wharton, dos estúdio Abbey Road. Os textos do encarte dessa nova edição foram assinados por Kevin Howlett, que fez o mesmo trabalho no disco de 1994, e falam sobre a história das músicas e dão detalhes a respeito das sessões de rádio onde cada uma foi gravada.

Além do disco, será lançado também em novembro um livro de Howlett com o título The Beatles: The BBC Archives 1962-1970, com transcrições das sessões para a rádio, documentos históricos e fotos raras de aparições dos Beatles na TV e na rádio. Este livro estará nas lojas a partir do dia 29 de outubro.

Abaixo você confere o tracklist completo de On Air - Live At The BBC Volume 2, e clicando aqui assiste a um vídeo promocional do material:

CD ONE
1. And Here We Are Again (Speech)
2. WORDS OF LOVE
3. How About It, Gorgeous? (Speech)
4. DO YOU WANT TO KNOW A SECRET
5. LUCILLE
6. Hey, Paul… (Speech)
7. ANNA (GO TO HIM)
8. Hello! (Speech)
9. PLEASE PLEASE ME
10. MISERY
11. I’M TALKING ABOUT YOU
12. A Real Treat (Speech)
13. BOYS
14. Absolutely Fab (Speech)
15. CHAINS
16. ASK ME WHY
17. TILL THERE WAS YOU
18. LEND ME YOUR COMB
19. Lower 5E (Speech)
20. THE HIPPY HIPPY SHAKE
21. ROLL OVER BEETHOVEN
22. THERE’S A PLACE
23. Bumper Bundle (Speech)
24. P.S. I LOVE YOU
25. PLEASE MISTER POSTMAN
26. BEAUTIFUL DREAMER
27. DEVIL IN HER HEART
28. The 49 Weeks (Speech)
29. SURE TO FALL (IN LOVE WITH YOU)
30. Never Mind, Eh? (Speech)
31. TWIST AND SHOUT
32. Bye, Bye (speech)
33. John - Pop Profile (Speech)
34. George - Pop Profile (Speech)
 

CD TWO
1. I SAW HER STANDING THERE
2. GLAD ALL OVER
3. Lift Lid Again (Speech)
4. I’LL GET YOU
5. SHE LOVES YOU
6. MEMPHIS, TENNESSEE
7. HAPPY BIRTHDAY DEAR SATURDAY CLUB
8. Now Hush, Hush (Speech)
9. FROM ME TO YOU
10. MONEY (THAT’S WHAT I WANT)
11. I WANT TO HOLD YOUR HAND
12. Brian Bathtubes (Speech)
13. THIS BOY
14. If I Wasn’t In America (Speech)
15. I GOT A WOMAN
16. LONG TALL SALLY
17. IF I FELL
18. A Hard Job Writing Them (Speech)
19. AND I LOVE HER
20. Oh, Can’t We? Yes We Can (Speech)
21. YOU CAN’T DO THAT
22. HONEY DON’T
23. I’LL FOLLOW THE SUN
24. Green With Black Shutters (Speech)
25. KANSAS CITY/HEY-HEY-HEY-HEY!
26. That’s What We’re Here For (Speech)
27. I FEEL FINE (STUDIO OUTTAKE)
28. Paul - Pop Profile (Speech)
29. Ringo - Pop Profile (Speech)


Por Ricardo Seelig

Os 50 vídeos de rock mais assistidos no YouTube

quinta-feira, setembro 12, 2013
A forma como consumimos videoclipes mudou nos últimos anos. Não os assistimos mais pela televisão, mas sim pelo YouTube e por aplicativos para nossos celulares. Por essa razão, fomos atrás da resposta para a pergunta: quais são os vídeos de rock mais acessados no YouTube?

A lista final merece alguns comentários. O primeiro é que ela é feita de clipes e também de músicas que os usuários postam no YouTube. O segundo é que traz nomes que você nem imagina entre os mais acessados. A terceira é que tratam-se das músicas mais populares de cada um dos artistas, mostrando quais são os seus maiores hits. E, por último, atesta o Guns N’ Roses, mais uma vez, como uma das maiores bandas da história do rock, com cinco vídeos entre os cinquenta mais.

Abaixo, a lista com os cinquenta vídeos de rock mais assistidos no YouTube:

1 Guns N’ Roses - November Rain - 184 milhões de views
2 System of a Down - Chop Suey! - 157 milhões de views
3 Bon Jovi - It’s My Life - 125 milhões de views
4 Nirvana - Smells Like Teen Spirit - 119 milhões de views
5 Aerosmith - I Don’t Wanna Miss a Thing - 100 milhões de views
6 Guns N’ Roses - Don’t Cry - 94 milhões de views
7 Oasis - Wonderwall - 81 milhões de views
8 Green Day - 21 Guns - 80 milhões de views
9 Red Hot Chili Peppers - Californication - 79 milhões de views
10 Guns N’ Roses - Sweet Child O’ Mine - 78 milhões de views
11 Queen - Bohemian Rhapsody - 77 milhões de views
12 Kings of Leon - Sex on Fire - 76 milhões de views
13 Foo Fighters - The Pretender - 74 milhões de views
14 Led Zeppelin - Stairway to Heaven - 72 milhões de views
15 Bon Jovi - Always - 69 milhões de views
16 Metallica - Enter Sandman - 67 milhões de views
17 Slipknot - Psychosocial - 67 milhões de views
18 Bon Jovi - Livin’ on a Prayer - 66 milhões de views
19 Kings of Leon - Use Somebody - 66 milhões de views
20 The Killers - Mr. Brightside - 64 milhões de views
21 Metallica - One - 62 milhões de views
22 Scorpions - Wind of Change - 59 milhões de views
23 U2 - With or Without You - 56 milhões de views
24 Nirvana - Come As You Are - 55 milhões de views
25 The Verve - Bitter Sweet Symphony - 54 milhões de views
26 Guns N’ Roses - Paradise City - 52 milhões de views
27 System of a Down - B.Y.O.B. - 51 milhões de views
28 Muse - Uprising - 51 milhões de views
29 Europe - The Final Countdown - 50 milhões de views
30 Slipknot - Before I Forget - 49 milhões de views
31 Queen - Don’t Stop Me Now - 48 milhões de views
32 Queen - We Are the Champions - 47 milhões de views
33 Nirvana - The Man Who Sold the World - 46 milhões de views
34 The Police - Every Breath You Take - 46 milhões de views
35 Red Hot Chili Peppers - Can’t Stop - 46 milhões de views
36 System of a Down - Lonely Day - 45 milhões de views
37 Eric Clapton - Tears in Heaven - 45 milhões de views
38 Scorpions - Still Loving You - 45 milhões de views
39 John Lennon - Imagine - 44 milhões de views
40 Avenged Sevenfold - Nightmare - 44 milhões de views
41 Radiohead - Creep - 44 milhões de views
42 Queen - The Show Must Go On - 44 milhões de views
43 Elvis Presley - Jailhouse Rock - 42 milhões de views
44 Avenged Sevenfold - So Far Away - 42 milhões de views
45 Guns N’ Roses - Knockin’ On Heaven’s Door - 41 milhões de views
46 Queen - I Want to Break Free - 41 milhões de views
47 Aerosmith - Cryin’ - 40 milhões de views
48 Eric Clapton - Layla - 40 milhões de views
49 Avenged Sevenfold - Afterlife - 40 milhões de views
50 System of a Down - Aerials - 39 milhões de views


Por Ricardo Seelig

11 de set de 2013

Capas Gêmeas: With the Beatles e o mundo

quarta-feira, setembro 11, 2013
Um dos melhores discos do quarteto de Liverpool, With the Beatles, lançado em 22 de novembro de 1963 - mesma data do assassinato do presidente norte-americano John Kennedy -, também possui uma das capas mais emblemáticas do rock. Sobre um fundo preto, apenas a foto dos quatro integrantes da banda - John, George, Paul e Ringo.

O conceito simples e eficiente foi capturado pelo fotógrafo de moda Robert Freeman, que também clicou a capa de Beatles for Sale (1964), Help! (1965) e Rubber Soul (1965).

Como toda boa ideia, a capa de With the Beatles foi copiada, homenageada ou referenciada por dezenas de artistas. Listar todos seria impossível, então vamos comentar apenas as mais conhecidas e interessantes.




Pra começar, os próprios Beatles tiveram uma capa gêmea de With the Beatles. A edição australiana do álbum foi lançada com uma imagem diferente da versão conhecida no resto do mundo, com fotos das cabeças dos quatro Beatles postadas verticalmente sobre um fundo preto e com o título do disco na cor rosa.



Na sequência, uma das primeiras homenagens à imagem do segundo disco dos Beatles veio no primeiro disco de outro quarteto. Só que ele não era inglês, mas sim norte-americano. Kiss, estreia da banda nova-iorquina, chegou às lojas em 18 de fevereiro de 1974. O próprio Gene Simmons já admitiu que a capa de With the Beatles foi a grande inspiração para apresentar os mascarados ao mundo. A curiosidade, neste caso, é que a maquiagem do baterista Peter Criss está um pouco diferente da habitual. A razão para isso é que, enquanto o trio restante se maquiou sozinho como sempre fazia, Criss teve a sua maquiagem aplicada por um profissional. Já o guitarrista Ace Frehley, talvez querendo se destacar dos demais, aplicou um tinta spray prata em seus cabelos. A foto da capa foi feita por Joel Brodsky, fotógrafo experiente e responsável por inúmeras capas clássicas de bandas como Doors, MC5 e Stooges, entre outros.



Menos de um mês depois da estreia do Kiss, chegou às lojas o segundo álbum do Queen, Queen II, e ele também trazia uma referência ao clássico segundo disco dos Beatles. Ainda que não de forma tão explícita, Queen II é bastante semelhante a With the Beatles. A foto de Freddy Mercury, Brian May, John Deacon e Roger Taylor sobre um fundo preto foi registrada por Mick Rock (outro profissional com uma enorme folha de serviços prestados à música) e se transformou em uma das imagens mais conhecidas do Queen, sendo utilizada pela banda em diversos materias promocionais e também nos clipes de “Bohemian Rhapsody” e “One Vision”.


Um pouco mais tarde, em 1979, o quarteto de psychobilly The Cramps homenageou With the Beatles na capa do seu EP de estreia, Gravest Hits. Na imagem, Lux Interior, Poison Ivy, Bryan Gregory e Nick Knox aparecem sobre o onipresente fundo negro, enquanto a lateral esquerda deixa vazar uma paisagem amedrontadora.


Uma das mais divertidas homenagens à With the Beatles está na capa do single “Land of Confusion / Feeding the Fire”, lançado pelo Genesis em novembro de 1986. A imagem traz caricaturas de Phil Collins, Tony Banks e Mike Rutherford.


Já o Van Halen optou por uma abordagem mais conservadora, reproduzindo quase que totalmente a capa de With the Beatles na capa do seu oitavo álbum, OU812, lançado em 24 de março de 1988. Aliás, isso me faz lembrar de outra capa similar ao clássico dos Beatles, que é a de Red, do King Crimson, que chegou às lojas em 5 de outubro de 1974.



No Brasil, Zé Ramalho lançou um álbum com versões para canções do Fab Four em agosto de 2011 chamado Zé Ramalho Canta Beatles. Adivinhem como é a capa?


Pra fechar, dois discos curiosos que homenageiam a imagem icônica de With the Beatles. Em setembro de 1994 a gravadora inglesa See for Miles lançou uma compilação dupla chamada Liverpool 1963-1968, Vol. 1, cuja capa reproduz a imagem do disco dos Beatles com quatro personagens que parecem clones do personagem Capitão Caverna. O tracklist é formado por sons de nomes como Gerry and The Pacemakers, The Kubas, Casey Jones & The Governors e outros. No mesmo ano, os clássicos Muppets colocaram no mercado o álbum With the Muppets, que desde o título até a capa homenageia o LP do quarteto de Liverpool.



E você, conhece outras capas similares a de With the Beatles? Então compartilhe com a gente nos comentários.

Por Ricardo Seelig

ONLINE

PAGEVIEWS

PESQUISE